Henrique Balbi | 6 de abril de 2014

Decepção | Oz – Mágico e Poderoso

Oz, Mágico e Poderoso é um filme ruim. E é ruim exatamente por causa do título deste especial: Decepção. Oz decepciona até o cara que menos esperava de mais um filme que tinha tudo para ser outro Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. Temo dizer que o pecado e a glória do cinema […]

Oz, Mágico e Poderoso é um filme ruim. E é ruim exatamente por causa do título deste especial: Decepção. Oz decepciona até o cara que menos esperava de mais um filme que tinha tudo para ser outro Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton.

Temo dizer que o pecado e a glória do cinema moderno sejam o mesmo: os efeitos especiais. Muitos filmes se penduram em um roteiro fraco, com personagens ruins, mas esperam compensar todas as suas desgraças com um pouco de 3D e de animais digitalizados falantes. E é isso o que acontece no filme dirigido por Sam Raimi.

Além disso, mesmo que pudéssemos dizer que o filme é um infantil e que as crianças se sentiram atraídas por tantas cores alucinógenas e efeitos bizarros, seria preciso considerar que a história de Oz é intrinsecamente ligada aos adultos, pois é contada há décadas e décadas. Até mesmo por isso, atores como James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz foram chamados para o longa. Estes são atores que atraem muito mais os adultos do que as crianças para os cinemas, certo?

Entretanto, nem mesmo eles fizeram um bom trabalho. As interpretações foram extremamente caricaturadas – mas não de uma forma positiva. Nada como feito em O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, por exemplo. Oz, Mágico e Poderoso tornou-se apenas em uma peça infantil mal feita e com personagens rasos. Infelizmente.