Andre Pacheco | 17 de dezembro de 2013

Morre Peter O’Toole, o eterno herói do deserto

Morreu nesse sábado (14) o ator irlandes Peter O’Toole com 81 anos. Seu agente não informou a causa de sua morte, mas disse que o ator estava internado no hospital de Wellington, Londres. Grande ator com uma técnica clara de ambivalência teatral, obteve oito indicações ao Oscar e nunca ganhou. Um recorde. O’Toole possui grandes […]

lawrence-das-arábias

Morreu nesse sábado (14) o ator irlandes Peter O’Toole com 81 anos. Seu agente não informou a causa de sua morte, mas disse que o ator estava internado no hospital de Wellington, Londres.

Grande ator com uma técnica clara de ambivalência teatral, obteve oito indicações ao Oscar e nunca ganhou. Um recorde.

O’Toole possui grandes interpretações em filmes fantásticos como “Adeus, Mr. Chipps” (1969), de Herbert Ross, “Último Tango em Paris” (1972), de Bernardo Bertolucci, “O Substituto” (1980), de Richard Rush, ”Um Cara Muito Baratinado” (1982), de Richard Benjamin e “Vênus” (2006), de Roger Mitchell.

Mas sua grande performance foi o coronel britânico T. E. Lawrence em “Lawrence Da Arábia” (1962), de David Lean. Um personagem inesquecível, condicionando takes no deserto que podem ser eternos, impossíveis de serem comparados. O grande heróis do deserto.

Mesmo que O’Toole tenha tido vários papéis com diversificadas interpretações belíssimas, vide a mais recente em “Vênus” (onde concorreu ao Oscar de melhor ator em 2007), sua relação histórica com a história do cinema passa e passará por seu papel no antológico “Lawrence Da Arábia”.

Peter O’Toole anunciou sua aposentadoria em 11 de julho de 2012, surpreendendo o mundo do cinema. Em comunicado, seu publicitário explicou que o ator teria ficado “sem fôlego” e que não voltaria ao mundo da sétima arte.