Jaqueline Oliveira | 26 de outubro de 2013

Cenas Inesquecíveis – 10 Coisas que Odeio em Você

Tá com o coração gelado, desacreditado no amor ou fechado para balanço? Então hoje o especial “Cenas inesquecíveis” vai fazer você recuperar a fé no cupido. Afinal, não tem como assistir a esta declaração de amor em forma de música do filme “10 Coisas que Eu Odeio em Você” e continuar de mal com a […]

Tá com o coração gelado, desacreditado no amor ou fechado para balanço? Então hoje o especial “Cenas inesquecíveis” vai fazer você recuperar a fé no cupido. Afinal, não tem como assistir a esta declaração de amor em forma de música do filme “10 Coisas que Eu Odeio em Você” e continuar de mal com a vida. Vamos voltar ao fim dos anos 90?

O ano de 1999 foi especialmente frutífero para as comédias românticas adolescentes que inundaram o cinema no final da década de 90. Junto com “10 Coisas que Eu Odeio em Você”, os filmes “Nunca Fui Beijada” e “Ela é Demais” compõem uma sequência de lançamentos que poderiam muito bem constituir uma trilogia do amor nos tempos de escola. Se os critérios forem mais elásticos, dá até pra transformar em uma quadrilogia com a inclusão do drama cheio de cenas de sexo “Segundas Intenções”. Pelo menos pra mim, são quatro filmes que marcaram muito a adolescência com essa mistura de conto da Cinderela, liçãozinha de moral e trilha sonora bacaninha.

No entanto, “10 Coisas Que Eu Odeio em Você” sempre teve um tempero a mais. Talvez pelo fato de a história adaptar para o ambiente escolar a peça “A Megera Domada”, escrita por Shakespeare no século XVI. No roteiro, o calouro Cameron se apaixona por Bianca, mas ela só pode começar a namorar alguém quando a irmã mais velha dela, a mal humorada Kat, também arrumar um namorado. Para resolver o problema, Cameron paga para o bad boy Patrick conquistar o coração de Kat. (Se você achou a história parecida com a da novela “O Cravo e a Rosa”, saiba que ambas se inspiram na peça de Shakespeare).

Olhando hoje em perspectiva, o elenco, que revelava atores que se destacariam futuramente no cinema, também pode ser visto como um fator que justifica o sucesso do filme. Para isso, o carisma de Heath Ledger e Joseph Gordon-Levitt foram fundamentais, além da forte identificação que todas as meninas estabeleciam com a atriz Julia Stiles. A cena que justifica a entrada de “10 Coisas que Eu Odeio em Você” neste especial está logo abaixo. Nela, Patrick chama a atenção de Kat com um cover meio desastrado da música “Can’t Take My Eyes Off Of You”, que foi sucesso na voz do cantor Frankie Valli em 1967. Marco da cultura pop desde a década de 60, a canção mais uma vez deixou marcas na história cultural ao ser a grande protagonista de uma cena que inspirou milhares de adolescentes no mundo inteiro. Tanto que muita gente da minha geração, em algum momento da vida, seja em pedidos de namoro ou casamentos, usou a música para imortalizar momentos em que queriam compartilhar com o mundo o amor que sentiam.