Eric P Sukys | 1 de outubro de 2013

cine remix: Almodóvar Mãos de Tesoura

Durante o voo, Almodóvar não conseguiu dormir. Em geral, logo que o avião decolava de Madri, ele se punha a sonhar com mães, tias, travestis, touradas e Caetano Veloso. Mas naquela viagem aos Estados Unidos, o cineasta espanhol mal piscou: ficou lendo e anotando furiosamente o roteiro que recebera de seu agente norte-americano. Estava decidido […]

edward

Durante o voo, Almodóvar não conseguiu dormir. Em geral, logo que o avião decolava de Madri, ele se punha a sonhar com mães, tias, travestis, touradas e Caetano Veloso. Mas naquela viagem aos Estados Unidos, o cineasta espanhol mal piscou: ficou lendo e anotando furiosamente o roteiro que recebera de seu agente norte-americano. Estava decidido a dirigir aquele script terno, bizarro e carismático: “Edward Mãos-de-Tesoura”.

No aeroporto, Almodóvar foi recebido pelo agente norte-americano e, antes de qualquer cumprimento, disparou: “Quiero hacer esta película, Edward Manos-de-Tesora” [para efeitos de praticidade ao leitor, Almodóvar fala um fluente portunhol nesse texto]. O cineasta não deu atenção ao agente, que lhe contava sobre um norte-americano contratado para dirigir aquele roteiro, que o estúdio tinha fechado contratos, em breve o filme seria rodado, etc, etc. Almodóvar estava decidido a dirigir, e pronto.

“Es muy bueno el script, pero mudarei algunas cosas”, disse o cineasta. “Para dar un gusto mais español, mais madrileño, mais Almodóvar!” Empolgado com suas ideias para melhorar o roteiro, Almodóvar nem reparou no agente suspirando, como quem estivesse desistindo, vencido pelo cansaço.

A primeira atitude a tomar, segundo Almodóvar, era contratar Antonio Banderas para fazer Edward. Banderas faria o protagonista, fruto de um experimento genético secreto, que fora abandonado na lata de lixo de um teatro alternativo. O pequeno Edward crescera ajudando a cortar e costurar os figurinos de peças como Tudo sobre Eve (em português, A Malvada) e dramas policiais. Quem o criou foi Lola (Carmen Maura), diretora/atriz/dona do teatro.

Um dia, Edward viu na platéia uma linda jovem, Consuelo (Penélope Cruz), por quem se apaixonou. Consuelo era uma garçonete de um bar, que pertencia a um escritor cego, Ramón (Julio Iglesias). Ramón estava apaixonado por Lola e sofria constantemente com as brincadeiras maldosas de Esmeralda e Pablo, os filhos endiabrados de Paula (Marisa Paredes), “una mujer linda, pero loca”.

Ao seguir Consuelo, Edward é avistado pelos garotos, que o maltratam. Ele se esconde no bar de Ramón, que ouve Edward entrar e começa a conversar. Ao ouvir o nome de Lola, Ramón chora e conta de sua paixão. Os dois combinam de armar um encontro double date, a ser realizado na peça “Alegria, Alegria”, no final de semana.

A peça, estrelada por Lola, é um sucesso: os ingressos se esgotam, “los periódicos assistem”, o público ama. Até Esmeralda e Pablo vão ao teatro. Ramón, que ouviu a peça segurando o braço de Edward, se emociona.

Na saída do teatro, os dois casais se encontram e resolvem tomar um gaspacho, talvez “una cerveza”, no bar de Ramón. Eles encontram, porém, Esmeralda e Pablo, que começam a tirar sarro dos casais. Lola corre atrás de um deles, para espantá-los, fazendo com que Pablo corra para o meio da rua e seja atropelado. Nessa hora, chega Paula, que fica furiosa e manda Esmeralda ligar para uma ambulância.

No hospital, o médico (Vincent Price) que cuida de Pablo (em coma) fica intrigado com Edward. Consuelo tenta proteger seu namorado, que acaba desaparecendo. Lola e Ramón resolvem fugir do país e vão para os EUA. Paula tem de se prostituir para pagar os custos do tratamento de Pablo. Esmeralda vira uma dubladora, durante o dia, e traficante de drogas à noite, quando comete pequenos golpes, furtos e estelionatos. Edward acaba sendo exposto em congressos médicos, mas consegue fugir, encontrando-se depois com Consuelo em Madri. Juntos, eles resolvem fazer uma produtora. Chamam Ramón para escrever, Lola para atuar; Consuelo administra o dinheiro e Edward, os figurinos.

Com o sucesso de suas comédias, a Manos-de-Tesoura Produciones consegue pagar as dívidas de Esmeralda, Pablo e Paula. Porém, um dia, Edward recebe em seu set de filmagem uma figura de seu passado: o médico (Vincent Price), que lhe revela ser seu verdadeiro pai.

Depois de despejar a história sobre o agente, Almodóvar sorri, com cara de maníaco. “Entonces! Que piensas, hombre?” O agente murmura que achou ótimo, realmente, bom mesmo, hein? Almodóvar encosta a cabeça no banco do táxi e dorme, cansado da viagem até os EUA. Quando acorda, tem mais duas ideias para o roteiro. Chegando no hotel, anota-as em um guardanapo, que guarda no criado-mudo de seu quarto. Lá, ele esquece essas ideias, esquece o filme, esquece Edward e termina dirigindo outro roteiro que lhe despertou a atenção.