Eric P Sukys | 17 de setembro de 2013

cine remix: Toy Story 2.5 – Um Brinquedo Assassino

É incrível como o Andy, de “Toy Story”, só tem brinquedos bonitinhos e fofos. Até o Senhor Cabeça-de-Batata, quando desfigurado (orelha onde é boca, olhos onde eram orelhas, boca onde seria o nariz, nariz enfiado sabe-se-lá onde; quase um Jogos Mortais) não perde em meiguice para o xerife Woody, o agente espacial Buzz Lightyear ou […]

cine remix

É incrível como o Andy, de “Toy Story”, só tem brinquedos bonitinhos e fofos. Até o Senhor Cabeça-de-Batata, quando desfigurado (orelha onde é boca, olhos onde eram orelhas, boca onde seria o nariz, nariz enfiado sabe-se-lá onde; quase um Jogos Mortais) não perde em meiguice para o xerife Woody, o agente espacial Buzz Lightyear ou Hamm, o porco-cofrinho.

Os pais de Andy deviam ter um controle rigoroso dos brinquedos que compravam ou que o filho ganhava. Isso explica a ausência de monstros, heróis japoneses, figuras de videogame. Mas e se um tio barrigudo e sem noção do Andy desse, em segredo, um lançamento para o menino, um boneco ruivo, de suspensórios, chamado Chucky?

O filme começaria com a festa de aniverário de Andy, em que ele mostra aos amigos os novos brinquedos, em especial o Chucky. O boneco assassino dá uma olhada em todas as crianças da vizinhança – faz uma lista mental das futuras vítimas. Ao fim da festa, Andy deixa Chucky no quarto. Woody e Buzz se aproximam para conhecer o novo brinquedo. O xerife acha o novo morador extremamente antipático, estranho, até suspeito, mas Buzz diz para que ele relaxe, Woody não achava a mesma coisa dele, Buzz?

Na semana seguinte, morreram três crianças da vizinhança, amigas de Andy. Brutalmente assassinadas. Os pais de Andy, assustados como todos os pais da região, proíbem o garoto de sair. Pior para ele, que guarda Chucky em cima do criado-mudo, a centímetros da cama.

Durante a noite, Woody e Buzz veem Chucky sair pela janela. Desconfiados, discutem: o caubói acredita que há algo suspeito, por que um brinquedo viria junto com uma faca ensanguentada? Buzz discorda, pois o boneco vem de uma nova geração, não a deles. No dia seguinte, após ouvirem do assassinato de mais um amigo de Andy, eles têm certeza: foi Chucky.

Os soldadinhos chegam para avisar Woody e Buzz que, no fim de semana, Andy e seus pais vão embora, ficar um tempo na cidade dos avós; os brinquedos estarão sozinhos na casa. Woody e Buzz combinam em segredo uma reunião, chamando Rex, o porquinho, Betty (a boneca que é uma pastora de ovelhas), o cachorro-mola Slinky e todos os outros, para bolar uma armadilha de captura do brinquedo assassino.

Lógico que a emboscada dá errado; Chucky é uma força do inferno, um demônio em forma de brinquedo, o capeta do catálogo da Ri Happy ou´da PB Kids. Após uma luta feroz, em que Chucky quebra Betty, matando a paixão do caubói, Woody e Buzz, juntos, conseguem jogar o brinquedo assassino na privada e dar descarga.

Na última noite antes do retorno da família de Andy, os brinquedos fazem uma cerimônia em homenagem à amada de Woody. O caubói só não chora porque não teria como, faltam-lhe as lágrimas. Comovidos, os brinquedos fazem uma roda ao redor do xerife e abraçam-no. Quando Buzz fica sozinho ao lado de Woody, o astronauta segura-lhe o ombro e diz: “Amigo, estou aqui…”´