André Sobreiro | 11 de agosto de 2013

A.I. Inteligência Artificial | Blu-Ray

Um encontro de Steven Spielberg com Stanley Kubrick. Soou estranho? Para esse autor, a percepção desse filme oscilou ao longo do tempo. Quando surgiu o anúncio do projeto (último em com ligação de Kubrick), a expectativa ficou alta por unir dois nomes interessantes, gostando ou não do trabalho deles. O filme de 2001, que agora […]

Um encontro de Steven Spielberg com Stanley Kubrick. Soou estranho? Para esse autor, a percepção desse filme oscilou ao longo do tempo. Quando surgiu o anúncio do projeto (último em com ligação de Kubrick), a expectativa ficou alta por unir dois nomes interessantes, gostando ou não do trabalho deles.

O filme de 2001, que agora chega em Blu-Ray pela Warner, mostrava a história de um robô que era levado para uma família e que se torna humano. Após ser colocado para fora de casa, ele conhece nas ruas um robô gigolô e acompanhamos sua jornada em um mundo que mistura robôs e sentimentos.

Quando vi esse enredo em tela, ficou uma sensação dúbia. A.I. pode ser dividido em três partes, claramente identificadas com os nomes do projeto. A primeira é Spielberg. A segunda, tem muito da mente de Kubrick ali. A terceira, porém, é um metafísico que, a meu ver, mescla ambos.

E isso soou estranho. Jude Law, como sempre, competente, porém nunca sensacional. Haley Joel Osment, era uma promessa de futuro astro, após Sexto Sentido e esse filme. A promessa, porém, não se concretizou.

Muitos anos depois, revi o filme. Agora mais velho, o filme se mostrou uma fábula bem realizada, com imagens bonitas e carregada de mensagens interessantes. Ficou a percepção de que um filme pode sim ser bem diferente com o passar dos anos. Vale a releitura.

Agradecemos à Warner Bros pelo press kit com o Blu-ray A.I.Inteligência Artificial. O post acima não é publieditorial e representa a opinião do autor do texto.