Heitor Machado | 21 de julho de 2013

Especial Homem de Aço – O Homem Pode Voar

Quem já viu o primeiro filme do Superman, lançado em 1978 (e que tinha um elenco grandioso que contou com Christopher Reeve, Marlon Brandon e Gene Hackman), vai reconhecer inúmeras semelhanças com o novo Homem de Aço. Afinal, até certo ponto, a trama dos dois é idêntica: são basicamente filmes de origem, que traçam a […]

Quem já viu o primeiro filme do Superman, lançado em 1978 (e que tinha um elenco grandioso que contou com Christopher Reeve, Marlon Brandon e Gene Hackman), vai reconhecer inúmeras semelhanças com o novo Homem de Aço. Afinal, até certo ponto, a trama dos dois é idêntica: são basicamente filmes de origem, que traçam a trajetória de Kal-El/Clark Kent na Terra. Claro está que o longa “original”, dirigido por Richard Donner, retrata a própria época de sua produção, de maneira muito mais inocente.

Com roteiro escrito a muitas mãos – entre as quais as do magnífico Mario Puzo, responsável pela novela O Poderoso Chefão –, o longa foi um sucesso absoluto e imediato entre o público, que se embasbacou com os efeitos especiais criados na época. Ele, enfim, voava!

O tema clássico, criado por John Williams, é um dos pontos altos da película. Ao observar o herói sobrevoando o planeta, embalado pela música épica, é das cenas mais emblemáticas do Cinema. Outras películas vieram para somar-se a esta: Superman II, de 1980 (que traz Terrence Stamp como o General Zod pela primeira vez), Superman III (cujo elenco e roteiro são mais fraquinhos que os anteriores).

Em 1984, Jeannot Szwarc lançou o bizarro e pouco comentado Supergirl, com Faye Dunaway e Peter O’Toole. O filme foi, obviamente, um rotundo fracasso. Mas os produtores não desistiram. Três anos depois lançaram o mediano Superman IV, a última participação de Reeve antes de seu fatídico acidente (ele caiu de um cavalo durante uma competição e ficou tetraplégico). Depois disso, parece que o culto ao superherói minguou com a “perda” do ator.

Em 2006, Bryan Singer – responsável pelo ótimo X-Men Primeira Classe – relançou uma nova origem para o homem de aço. O filme, estrelado pelo apático Brandon Routh, volta aos percalços do herói contra seu arqui-inimigo, Lex Luthor (interpretado por Kevin Spacey). Felizmente, tivemos uma nova reinterpretação da história do Super, para renovar com força total o mais icônico personagem dos quadrinhos.