Marcio Salles | 5 de maio de 2013

Homens que Amamos – Joseph Gordon-Lewitt

Dos astros de Hollywood mais lembrados dos últimos tempos, Joseph Gordon-Lewitt ganhou seu espaço como um dos jovens atores em voga no momento. Porém, engana-se quem acredita que ele começou a trabalhar recentemente. O ator de recém completados 32 anos começou cedo na televisão, fazendo participações em séries de TV. Caras e Caretas (série de […]

Dos astros de Hollywood mais lembrados dos últimos tempos, Joseph Gordon-Lewitt ganhou seu espaço como um dos jovens atores em voga no momento. Porém, engana-se quem acredita que ele começou a trabalhar recentemente. O ator de recém completados 32 anos começou cedo na televisão, fazendo participações em séries de TV. Caras e Caretas (série de 1988 famosa também por lançar Michael J. Fox para o estrelato ) foi seu primeiro trabalho conhecido e precedido por Dark Shadows (1991) e The Powers that Be (1992).

No cinema, sua primeira aparição foi em Bethoveen, o Magnífico (1992) – sequência dos filmes do mais famoso São-Bernando da sétima arte, onde faz uma pequena ponta. Mas foi com seu trabalho na série 3rd Rock from the Sun (1996-2001) que ele torna-se famoso. A partir daí, ele começa a receber mais convites para o cinema, começando por Dez Coisas que Eu Odeio em Você (1999), Eternamente Lulu (2000), Mistérios da Carne e A Ponta de um Crime (ambos de 2005). Nestes, ele começa a ganhar destaque em papéis importantes nestas tramas (e um prêmio do Festival de Seatlle).

Ele passa a se dedicar integralmente ao cinema após terminar a faculdade na Universidade de Columbia, e depois de diversas críticas positivas em Mistérios da Carne, por seu trabalho que é consideravelmente denso em filmes independentes, ele permanece neste universo até seu ápice do universo pop – 500 Dias com Ela (2009). O filme, em que co-protagoniza com Zoey Deschanel, é uma história de amor moderna e cativante, com uma trilha sonora memorável e que traz o cinema independente para os holofotes da crítica e do público.

Em 2009, ele ainda faz uma participação em G.I. Joe – A Origem da Cobra. Ele volta para o destaque ao viver Arthur em A Origem (2010). Seu primeiro trabalho com Christopher Nolan rendeu sua participação na última parte da trilogia de Batman do diretor (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012). Ele ainda protagoniza em 2011 50/50, filme com Seth Rogen e dirigido por Jonathan Levine em que vive um rapaz de 27 anos que descobre estar com câncer e não sabe se viverá após o tratamento. É um dos papéis de melhor expressão do ator, e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro (a primeira foi com 500 Dias com Ela).

Seus trabalhos mais recentes foram em Looper: Assassinos do Futuro (2012), onde faz uma versão mais nova de Bruce Willis e Lincoln (2012), em que interpreta o filho mais velho do presidente Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis). Para o futuro, poderemos vê-lo na continuação de Sin City, que está em processo de filmagem, e sua estreia na direção, em Don Jon’s Addiction.