Raphael Camacho | 3 de maio de 2013

cine nerd: Homem de Ferro I

“Yeah, I can fly” – Tony Stark (Robert Downey Jr.) Olá Nerds! Neste fim-de-semana lançou o novo filme da Marvel sobre um dos seus, agora, mais queridos super-heróis: o Homem de Ferro! Gênio, Bilionário, Playboy e Filantropista, esse é Tony Stark (Robert Downey Jr.), dono das indústrias Stark e um egocêntrico feroz. Criado por Stan Lee […]

ironman1

“Yeah, I can fly” – Tony Stark (Robert Downey Jr.)

Olá Nerds!

Neste fim-de-semana lançou o novo filme da Marvel sobre um dos seus, agora, mais queridos super-heróis: o Homem de Ferro!

Gênio, Bilionário, Playboy e Filantropista, esse é Tony Stark (Robert Downey Jr.), dono das indústrias Stark e um egocêntrico feroz. Criado por Stan Lee em 1963, o Homem de Ferro sempre esteve no primeiro escalão dos heróis Marvel, mas sempre foi um dos mais obscuros personagens para o grande público.

Stan Lee baseou a personalidade de Tony Stark em Howard Hughes, grande industrialista americano, que ele considerava “um dos homens mais completos de sua época: um inventor, aventureiro, multimilionário, mulherengo e finalmente, um maluco”. Downey Jr., disse que o desafio de interpretar Tony era fazer de um homem rico, poderoso, produtor de armas, beberrão e mulherengo um herói carismático.

Desde 1990 tenta-se fazer uma adaptação cinematográfica deste que é um dos membros fundadores dos Vingadores, mas o projeto parecia fadado ao fracasso até a própria Marvel decidir se aventurar no mundo do Cinema e usar o Homem de Ferro como a base para o Marvel Cinematic Universe, trazendo aos poucos todos os seus heróis para a telona.

Dirigido por Jon Favreau e com Downey Jr., Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) e Jeff Bridges (Obadiah Stane) no elenco principal, vemos o irreverente Tony Stark, lider mundial em produção de armas, sofrer um acidente (nos quadrinhos Tony era ferido durante a Guerra do Vietnam, em tempos mais modernos foi mudado para a Guerra do Golfo. No filme, o evento foi atualizado para o Afeganistão, para deixar o personagem mais contemporâneo) e ser forçado por terroristas a construir uma bomba. Com os materiais a disposição, ele constrói uma armadura que o ajuda a fugir do cativeiro e a sobreviver mesmo com pedaços de uma bomba indo em direção ao seu coração.

Para o papel de Obadiah Stane, Jeff Bridges estudou os quadrinhos e mudou seu visual, com cavanhaque e raspando a cabeça, para entrar no personagem. Ele chegou a estudar a bíblia, o Livro de Abdias, aprendendo que o principal tema do texto bíblico é a Retribuição, algo que o personagem também representa no filme.

Inicialmente, o vilão principal do filme seria o arquiinimigo do Homem de Ferro, o vilão Mandarim, porém o diretor achou que o personagem era pouco realista e acabou se tornando apenas uma menção nas sombras, sendo o verdadeiro líder por trás da organização terrorista “Dez Anéis”, que sequestra Tony no Afeganistão. Segundo Jon Favreau é como em Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), onde o Mandarim seria como a figura sinistra do Imperador, que só daria as caras finalmente em  Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983). 

Outro personagem interessante é o computador pessoal de Tony: JARVIS (standing for “Just A Rather Very Intelligent System”). Nos quadrinhos ele é o mordomo de Stark, mas no filme isso foi alterado para não haver comparações com outro persongagem dos quadrinhos, Batman. Paul Bettany (O Código Da Vinci – 2006) gravou todas as falar de JARVIS em apenas duas horas, e não sabia sobre o que se tratava, sendo apenas um favor ao diretor Favreau, com quem ele havia trabalhado em Wimbledon – O Jogo do Amor (2004). 

As três armaduras do Homem de Ferro feitas para o filme foram desenhadas pelo artista de quadrinhos Adi Granov que trabalhou nos quadrinhos do personagem. Os designs foram então contruídos pelo experiente Stan Winston Studio. Até um animatrônico de 3 metros e 360kg do Monge de Ferro foi construído, com movimentos reais, operados por 5 pessoas ao mesmo tempo. 

Um outro grande feito de efeitos especiais é a cena onde Pepper troca o reator do peito de Tony, colocando a mão toda dentro do peito de Stark de forma muito realista. Isso foi feito colocando uma grande prótese sobre o peito de Downey Jr., fazendo com que o corpo do ator ficasse escondido dentro do estofado da cadeira onde ele estava sentado, e com uma luz brilhando sobre o conjunto para esconder as imperfeições.

O Agente Phil Coulson (Clark Gregg), um dos personagens mais carismáticos do Universo Cinematográfico da Marvel faz sua primeira aparição aqui, como membro da “Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division” (Divisão de Intervenção Doméstica Estratégica, Reforço e Logística, em inglês), sempre tentando contatar Tony. No final do filme, ele quem providencia o álibi falso do herói, dizendo que Homem de Ferro é o guarda-costas de Tony (álibi usado durante anos nos quadrinhos).

Na maravilhosa e agora clássica cena pós-créditos, vemos Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparecendo na mansão de Tony para fala sobre a Iniciativa Vingadores, o pano de fundo para o vindouro filme dos Avenger.

Até a próxima pessoal, com mais Cinema Nerd!