Henrique Balbi | 18 de abril de 2013

cine amor: Romeu e Julieta mais uma vez nas telonas

Contar e recontar Shakespeare nunca é demais. Romeu e Julieta, o maior romance de todos os tempos, percorre gerações sendo contado das mais diferentes formas possíveis: por saraus, teatros, música, adaptações literárias, e – obviamente – pelo cinema. No próprio cinema, a história já foi contada mais de uma vez, lembram? A obra tem uma […]

Romeo-and-Juliet

Contar e recontar Shakespeare nunca é demais. Romeu e Julieta, o maior romance de todos os tempos, percorre gerações sendo contado das mais diferentes formas possíveis: por saraus, teatros, música, adaptações literárias, e – obviamente – pelo cinema. No próprio cinema, a história já foi contada mais de uma vez, lembram? A obra tem uma possibilidade imagética muito grande, pois envolve mais do que amor. Envolve guerras familiares e um período histórico absolutamente hostil para amores proibidos (amores antigos não são tão fáceis quanto os atuais, bebê!).

Em 1968, Franco Zeffirelli – diretor conhecido por recriar diversas obras de Shakespeare, como “Hamlet” e “Otelo” – levou “Romeo and Juliet” para as telonas. Os personagens principais eram de Leonard Whiting e Olivia Hussey –  nenhum dos dois muito reconhecidos pelo público em geral. Aliás, esse não é o longa atualmente reconhecido como o principal contando o romance trágico.

A história teve seu real ápice em 1996, com o diretor australiano Baz Luhrmann. Quem não lembra de ter assistido a Leonardo Di Caprio e Claire Danes interpretando com as falas rebuscadas de Shakespeare os protagonistas de “Romeo+Juliet”? O longa de Luhrmann, que misturava as falas poéticas com um cenário moderno e praiano, surpreendeu e foi um sucesso na época de seu lançamento.

Agora nos deparamos com mais uma versão da obra. Carlo Carlei, diretor italiano sem grande repercussão no mercado cinematográfico até agora, trouxe Hailee Steinfeld – sim, a queridinha de “Bravura Indômita” – para representar a famosa Julieta. Seu par romântico ficará por conta do novato Douglas Booth; mas o longa conta com presenças célebres, como Paul Giamatti e Damian Lewis.

Tenho que assumir que, aparentemente, a coisa vai ser boa! Confiram o trailer e esperem tão ansiosamente quanto eu pela chegada de mais essa versão de Romeu e Julieta nos cinemas: