Raphael Camacho | 5 de abril de 2013

cine nerd: G.I. Joe – A Origem de Cobra

“The time has come for the cobra to rise up and reveal himself. You will call me Commander” – Cobra Commander Olá Nerds! Esta semana chega aos cinemas o filme G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation, 2013), continuação do blockbuster de 2009 G.I. Joe – A Origem de Cobra (G.I. Joe – The Rise of Cobra), que trouxe às telonas […]

gijoe

“The time has come for the cobra to rise up and reveal himself. You will call me Commander” – Cobra Commander

Olá Nerds!

Esta semana chega aos cinemas o filme G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation, 2013), continuação do blockbuster de 2009 G.I. Joe – A Origem de Cobra (G.I. Joe – The Rise of Cobra), que trouxe às telonas o amado grupo de personagens das figuras de ação dos anos 80, conhecidos no Brasil como Comando em Ação.

Lançado em 1964 pela Hasbro, como parte da idealização da luta do bem contra o mal no pós-guerra da 2ª Guerra Mundial, tornou-se um sucesso entre as crianças americanas e virou um popular desenho animado na década de 80, espalhando a cultura dos action figure por todo o mundo. No Brasil eles foram fabricados localmente e vendidos pela Estrela, chegando até a ser vendido para fora do país pela própria Hasbro.

Com Channing Tatum, Sienna Miller, Dennis Quaid, Arnold Vosloo, Joseph Gordon-Levitt, Marlon Wayans e Christopher Eccleston nos principais papéis, a Paramount trouxe à vida real a luta do Esquadrão G.I. Joe contra os planos malignos da Organização Cobra de dominar o mundo!

Channing Tatum, o stripper-que-virou-ator queridinho de Hollywood, não queria participar deste filme, pois imaginou que ele “glorificava” a Guerra. Mas após ler o roteiro e conversar com o amigo Joseph Gordon-Levitt, ele mudou de idéia e assinou contrato. Joseph assinou o contrato logo quando foi mostrada a máscara que seu personagem usaria.

Sienna Miller só aceitou o papel da Baronesa Ana de Cobray por que era divertido, não tendo que ter uma “crise nervosa”, ser uma viciada em heroína ou morrer no final do filme, se divertindo no processo. Ela ficou 6 meses em treinamento paramilitar e uso de armas de verdade. Já Ray Park, o acrobata famosíssimo no mundo nerd por ser o intérprete do Groucho do primeiro X-Men e do Darth Maul de Star War Episódio I, ficou desconfortável com seu uniforme de Snake Eyes, o ninja mudo. Ele levou o traje para casa para se acostumar com seu uso e disse que era como andar dentro de um grande elástico, que pressionava seu corpo constantemente e tinha que fazer força para poder andar dentro dele. Karolina Kurkova embelaza o filme como Cover Girl, a assistente do General Hawk. A modelo internacional disse ter achado muito divertido fazer parte do filme, mas que estava chateada de não participar de nenhuma grande cena de ação, já que seu personagem morre prematuramente.

Os produtores afirmaram que os roteiristas tiram grande parte da inspiração para o filme dos quadrinhos de G.I. Joe, deixando de lado a série animada dos anos 80. Eles admitem que a Oraganização Cobra do desenho era “provavelmente a organização do mal mais estúpida do mundo!”.

Talvez uma das cenas de ação mais espetaculares do filme, a perseguição em Paris foi toda filmada em 14 dias no bairro de Dejvice, em Praga na República Tcheca. A Direção de Arte fez com que o lugarejo todo virasse Paris com a mudança de fachadas e nomes de prédios, além de colocar velhos carros franceses nas ruas. Sienna Miller afirmou em uma entrevista que este foi o filme em que mais foram destruídos carros em uma sequência de ação (112, um recorde à época). O Laboratório do Barão de Cobray foi filmado dentro do quartel-general de uma grande indústria de Vysocany, outro distrito de Praga.

O Poço, o grande quartel-general subterrâneo dos G.I. Joe, teve dois andares construídos em estúdio, com o resto gerado por Computação Gráfica. Além de ser cenário de uma das mais frenéticas batalhas do filme, é também o lugar onde se encontram alguns Easter Eggs para os fãs dos Comandos em Ação.

Em uma cena, pode-se ver um par de skis pendurados em um pilar. Eles pertencem ao personagem Snow Job, um agente esquiador profissional que se especializa em missões na neve. Em outra cena, vemos pendurada uma camisa vermelha, referência ao especialista em mísseis dos Joe, Bazooka.

E pra quem está disposto a voltar a este universo cheio de ação e recordações da infância, confira nos cinemas G.I. Joe: Retaliação, onde os Comandos em Ação tem que enfrentar todo os EUA que foram dominados pelo Cobra. Muitas explosões e diversão garantida, ainda mais com a inclusão de Dwayne “The Rock” Johnson e Bruce Willys no elenco!

Até semana que vem com mais Cinema Nerd.