Raphael Camacho | 8 de março de 2013

cine nerd: O nerd e o cinema

“I am going on an adventure!” – Bilbo Baggins (Martin Freeman) Olá Nerds! Essa semana vamos dar uma pausa nas curiosidades do Cinema Nerd e vamos falar de você leitor! Qual sua relação com o Cinema? Essa parece uma pergunta simples, afinal somos todos espectadores. Mas existem Nerds cinéfilos, cineastas, sonoplastas, editores, atores etc. Cada um […]

Transformers_Battle

“I am going on an adventure!” – Bilbo Baggins (Martin Freeman)

Olá Nerds!

Essa semana vamos dar uma pausa nas curiosidades do Cinema Nerd e vamos falar de você leitor!

Qual sua relação com o Cinema?

Essa parece uma pergunta simples, afinal somos todos espectadores. Mas existem Nerds cinéfilos, cineastas, sonoplastas, editores, atores etc. Cada um tem uma relação diferente com aquilo que assiste e gosta.

Talvez a relação Nerd + Cinema seja bem intensa, ainda mais nos últimos anos com jogos e livros sendo adaptados para o cinema, por que o Cinema propicia uma viagem para todos aqueles mundos de fantasia em que o Nerd gostaria de viver e se aventurar.

Quem nunca quis passear pelos mundos imaginativos dos RPGs, viver aventuras ao lado dos protagonistas dos games, colecionar todos os pequenos monstros de luta e usar seus super-poderes.

O que diferencia o Nerd do espectador normal de cinema, seja talvez o gosto pelo mundo e ambientação, mais do que pela ação em si. Seu vizinho adorou os robôs gigantes se esmurrando em Transformers, mas você provavelmente sabia o nome de todos eles, que tipos de máquinas eles viravam e talvez até consiga fazer um tratado sociopolítico sobre Cybertron!

Marmanjos do mundo inteiro babaram nos peitos artificiais de Angelina Jolie em Tomb Raider, mas você com certeza ficou encantado com a luta inicial contra Simon – o robô – e com a Mansão Croft “em carne e osso”. Pulo com Lara em cada desafio, cada tumba invadida e ainda riu com a piadinha quase escondida sobre o Egito.

Mesmo ao conhecer um mundo “original”, como o de Avatar, o nerd se encanta pelos efeitos especiais, mas também fica intrigado com o background de toda aquela estória, em como os Na’vi se relacionam com o seu mundo, sua estória, a estória de Pandora e, por que não, a estória de como a humanidade chegou lá. Eu como bom nerd e biólogo, fiquei encantado com os animais de Pandora e como a Natureza os levou a ser daquele jeito. Conheço Nerds que se empenharam até a aprender a rudimentar língua dos nativos, criada de algumas centenas de palavras apenas para o filme.

Os Nerds são a força do cinema atual. Grandes dramas e cómedias ainda são o estofo do cinema mundial e das premiações, mas o Cinema Nerd é o responsável pelas grandes bilheterias, pelo dinheiro que alimenta os estúdios. O Homem de Ferro, O Wolverine, Sin City 2, G.I. Joe: A Retaliação, Homem de Ferro 3, Thor 2, Star Trek 2 entre outros são filmes aguardadíssimo, e tudo isso só em 2013!

Nerds, coloquem nos comentários como você se relaciona com o Cinema, qual sua primeira reação ao ver seus heróis na telona e como os bons (e por que não também os maus) filmes influenciam sua vida.

Até semana que vem com mais Cinema Nerd!