Reinaldo Glioche | 2 de fevereiro de 2013

Especial Lincoln – Colaboradores do Spielberg

Ele é, sem dúvidas, um dos diretores mais famosos e respeitados dos Estados Unidos. Isso se não for o mais famoso internacionalmente, afinal, todo mundo já ouviu esse nome ao menos uma vez e já assistiu um de seus filmes. Estamos falando de Steven Spielberg, diretor de filmes como E.T., Jurassic Park, A Lista de […]

Ele é, sem dúvidas, um dos diretores mais famosos e respeitados dos Estados Unidos. Isso se não for o mais famoso internacionalmente, afinal, todo mundo já ouviu esse nome ao menos uma vez e já assistiu um de seus filmes. Estamos falando de Steven Spielberg, diretor de filmes como E.T., Jurassic Park, A Lista de Schindler, Tubarão e a franquia Indiana Jones.

Mas é claro que ele não construiu toda sua obra sozinho. Como qualquer um, Spielberg tem ao seu lado pessoas em que confia, e pessoas com o que eu chamo informalmente de “compatibilidade criativa.” Pelo menos é assim que eu vejo. Temos diversos casos no mundo do cinema. Tim Burton e Johnny Depp; Haneke e Isabelle Huppert; Leonardo DiCaprio e Scorsese. Já Spielberg tem pessoas como Tom Hanks, John Williams, Richard Zanuck, George Lucas, Peter Jackson e até J. J. Abrams.

A mais notória, talvez, seja a parceria dele com Tom Hanks. Com três filmes juntos (O Resgate do Soldado Ryan, Prenda-me se for Capaz e O Terminal), os dois amigos também produziram The Pacific e Band of Brothers, duas séries da HBO. Aliás, Hanks e Spielberg se tornaram grandes produtores de séries. O diretor, por exemplo, produziu a ótima United States of Tara, com Toni Collette e a terrível Terra Nova, já cancelada. No currículo, ainda carrega outras, como Falling Skies (em exibição), Taken (encerrada) e até animações como Animaniacs e O Pink e o Cérebro (lembram dessas?).

Na sua lista de colaborações, Peter Jackson está lá, dirigindo o segundo filme de Tintin. George Lucas ajudou a produzir a franquia Indiana Jones, onde Harrison Ford é o grande astro, e já trabalhou com ambos. J. J. Abrams dirigiu Super 8, o divertido filme também produzido por Spielberg. Já John Williams tem uma colaboração incomparável, que já bateu 40 anos. Entre as criações, estão as maravilhosas trilhas sonoras de Indiana Jones, E.T., Jurassic Park, Império do Sol e Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Uma coisa é certa sobre Spielberg, além do pleno domínio da arte cinematográfica: ele só trabalha com os melhores. Não é por acaso que Daniel Day Lewis está deslumbrante no papel de Lincoln, indicado à 12 Oscars.