André Sobreiro | 9 de dezembro de 2012

Especial O Hobbit – One Ring to Rule Them All

Esqueça os Bolseiros. Nada de Frodo, de Bilbo. Esqueça Gandalf. Na versão cinza ou branca. Esqueça o dragão Smaug. Esqueça até Sauron. O protagonista dos seis atuais filmes é ele, o Um Anel. Os leitores de O Hobbit sabem que o livro é infantil. Aos não leitores, aliás, a expectativa é que a nova trilogia […]

Esqueça os Bolseiros. Nada de Frodo, de Bilbo. Esqueça Gandalf. Na versão cinza ou branca. Esqueça o dragão Smaug. Esqueça até Sauron. O protagonista dos seis atuais filmes é ele, o Um Anel.

Os leitores de O Hobbit sabem que o livro é infantil. Aos não leitores, aliás, a expectativa é que a nova trilogia faça mais sentido. Mas vamos focar na história do jovem hobbit Bilbo que tem a casa invadida por anões e é levado a uma jornada em busca de um grande tesouro.

E no meio disso tudo, Bilbo encontra o Anel e ganha o direito de possuí-lo após uma disputa de charadas com a criatura Gollum. Mas o livro segue em direção a esse ouro. Após o sucesso de O Hobbit, Tolkien recebeu a encomenda de contar mais desse mundo. E qual foi o gancho encontrado? O Um Anel.

Ok, Gandalf está lá mais uma vez. Bilbo em uma participação menor. Mas quem assume essa jornada é seu sobrinho Frodo. E os demais membros da Sociedade do Anel, cada um a seu modo. Mas quem está ali, onipresente? Ele, o Um Anel.

Alguém ainda dúvida do verdadeiro protagonista?