| 7 de novembro de 2012

Entrevista com os organizadores do Festival Mix Brasil

O 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival LGBT da América Latina, será realizado entre os dias 08 a 18 de novembro, em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro, do dia 22 de novembro ao dia 01 de dezembro. O festival terá programação especial no Centro Cultural São Paulo […]

Festival Mix Brasil

O 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival LGBT da América Latina, será realizado entre os dias 08 a 18 de novembro, em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro, do dia 22 de novembro ao dia 01 de dezembro. O festival terá programação especial no Centro Cultural São Paulo e no Museu da Diversidade (Metrô República), além das salas do Cinesesc Augusta, Espaço Itaú de Cinema salas (3 e 4), onde gays, lésbicas e simpatizantes pagam meia, Cine Olido, entrada R$1, e sessões open air no Beco do Graffiti (Vila Madalena) e Largo do Arouche.

Para saber um pouco mais sobre o evento, conversamos com os organizadores do Festival Mix Brasil: André Fischer e João Federici. Acompanhe:

Salada de Cinema – Esta é a vigésima edição do Festival Mix Brasil. Durante este período vocês perceberam mudanças nos temas dos filmes, isto é, teve edições mais politizadas, outras mais sensuais? O que teremos para esta edição?

André Fischer e João Federici –  Sempre buscamos equilibrar política e entretenimento entre os filmes exibidos. O que mudou muito nesses 20 anos foi a qualidade das produções , que eram bastante independentes, meio roots, no começo e foram ganhando em qualidade. Além disso os filmes sobre assumir-se, aids e violência homofóbica foram sendo substituídos por temas mais relacionados às vivências amorosas e relacionamentos abertos.
Há também “temas quentes ” que vão variando ano a ano: homens transexuais, bissexualidade, pais que se assumem gays. Esse ano, por exemplo, há muitas produções sobre a sexualidade na terceira idade…

SC – O evento se define multidisciplinar. Quais são as atrações além do cinema?
AF e JF – Teatro vem ganhando muito espaço , com estreias de espetáculos e leituras dramaticas ineditas. Mix Music traz atrações do underground musical paulistano e pela primeira vez teremos a Balada literaria de Marcelino Freire fazendo uma versão gay.

SC- Quais os filmes são destaques desta programação do Festival?
AF e JF – Destacaria ‘Nosso Paraíso’, do Gael Morel estrelado pelo delicioso Stephane Rideau (ambos estarão aqui), Caminho da Dunas, um lindo romance teen gay belga do Bavo Defume, Tempestade Na Estrada, delicado romance entre duas mulheres sexagenias, o quarto filme da sequência Eating out, dessa vez passado em um acampamento resloucado, Turning, documentario com Antony and the Jonsons e o hilario Bear City 2.

SC- Alguma novidade para o show do gongo deste ano?
AF e JF – O Gongo continua sendo apresentado pela Marisa Orth mas vem totalmente reformulado. Esse ano alêm de videos ele tera tambem outras 3 categorias: Stand up, performance e bate-cabelo. Vamos ver o que acontece…