Cassia Alves | 14 de agosto de 2012

Especial 360 – Por que 360?

O que difere um giro de 180º de um giro de 360º? Enquanto o primeiro te leva a uma posição diametralmente oposta, o segundo te conduz ao mesmo lugar. Traduzindo isso para o contexto de “360”, novo filme de Fernando Meirelles, o título objetiva ressaltar a universalidade dos temas tratados no filme. Traição, amor, esperança, […]

O que difere um giro de 180º de um giro de 360º? Enquanto o primeiro te leva a uma posição diametralmente oposta, o segundo te conduz ao mesmo lugar. Traduzindo isso para o contexto de “360”, novo filme de Fernando Meirelles, o título objetiva ressaltar a universalidade dos temas tratados no filme.

Traição, amor, esperança, etc. A ideia é de volta ao mundo mesmo. Global! 360º, afinal, é um círculo completo. Essa proposta de completude e mesmo lugar dão densidade ao título do filme e, simultaneamente, permite ao espectador mais atento intuir algumas das estratégias narrativas do filme.

360” é um filme coral, daquele tipo que acompanha um punhado de personagens que se relacionam em núcleos diversos. Mais do que isso, é um filme que versa sobre relações humanas em toda a sua pluralidade. O amor e a traição surgem bifurcados nas tramas paralelas que movem o filme.

Justamente por isso, a opção pelo título que indica universalidade e, ao mesmo tempo, familiaridade. Outro aspecto que contribui para essa leitura é o fato do filme acompanhar esses núcleos em diferentes países e em diferentes línguas. Todos com inquietações similares e conflitos de alguma maneira relacionados. Enfim, um título muito bem escolhido.