Cassia Alves | 10 de agosto de 2012

O que esperar quando você está esperando | Crítica

A onda de comédias românticas com elencos estelares encontra maior musculatura nessa atual safra do cinemão hollywoodiano e, como ter estrela no elenco hoje em dia é um negócio banal, vem amparado em best sellers. Mas não best sellers de ficção, obras de auto ajuda mundialmente conhecidas. Tudo começou há quatro anos quando “Ele não […]

what-to-expect-when-youre-expecting-santoro

A onda de comédias românticas com elencos estelares encontra maior musculatura nessa atual safra do cinemão hollywoodiano e, como ter estrela no elenco hoje em dia é um negócio banal, vem amparado em best sellers. Mas não best sellers de ficção, obras de auto ajuda mundialmente conhecidas. Tudo começou há quatro anos quando “Ele não está tão a fim de você” (2009), baseado em um livro homônimo, fez uma bela bilheteria com um time de astros de dar inveja ao universo. “O que esperar quando você está esperando” faz parte do mesmo grupo. Mas é um pouco mais sofisticado em seu ponto de partida.

Adaptado do livro homônimo de Heidi Murkoff, a fita de Kirk Jones, acompanha um punhado de personagens as voltas com a gravidez. Se o ponto de partida é mais sofisticado dentro do escopo do gênero, o mesmo não se pode dizer da estrutura narrativa do longa. Ainda que Jones administre tudo muito bem, o acúmulo dos clichês é sintomático da proposta do filme. O que torna tudo mais simpático, além do ótimo casting, é a predisposição em examinar, com alguma boa vontade, dinâmicas familiares diversas. Mesmo que não se fure a superficialidade inerente a filmes com múltiplos personagens, “O que esperar quando você está esperando” cativa pela leveza. Algumas situações são inspiradas. Como o arco que envolve Gary (Ben Falcone) e sua mulher Wendy (Elizabeth Banks), o pai do primeiro (Dennis Quaid) e sua nova esposa (Brooklyn Decker). A competição entre os casais é um dos pontos altos do filme. Enquanto Wendy, que mantém uma loja destinada a mãe e bebês, vivencia uma gravidez cheio de destemperos e consternações, sua sogra postiça – que espera gêmeos – vive uma maravilhosamente harmoniosa.

O arco que reserva mais profundidade é o de Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez. Santoro, aliás, consegue driblar o receio de fazer humor com gente tarimbada no ofício como Chris Rock e Tomas Lennon e mantém uma atuação cadenciada mesmo quando seu personagem exige um ou outro momento de maior introspecção. Seu personagem, aliás, é o que detém o conflito mais interessante de todo o longa. Ele é Alex, um jovem publicitário que ainda mora de aluguel com a namorada Holly (Lopez). Ela não pode ter filhos e o assedia com a ideia de adoção, mas Alex hesita. A paixão dos dois, no entanto, é um ótimo catalisador para uma solução.

O filme poderia criar conflitos mais ousados, contemporâneos e fugir um pouco dos arquétipos mais convencionais. Mas essa é uma escolha que não compromete o rendimento dessa comédia romântica com cheiro de fralda.

Ficha técnica:

Nome original: What to expect when you´re expecting

Direção: Kirk jones

Roteiro: Shauna Cross e Heather Hach

Elenco: Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Matthew Morrison, Elizabeth Banks e Rodrigo Santoro

Duração: 110 min