Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Colunas

cine nerd – Adaptar ou não Adaptar?

por Igor Appolinario comentários

chun-li

Olá Nerds!

Essa semana vamos dar uma pausa nas curiosidades sobre os filmes nerds do cinema mundial e vamos falar sobre um assunto muito importante dentro do meio: por que algumas adaptações são tão ruins?

Fãs de séries antigas de televisão, games, quadrinhos e outras mídias sempre ficam aflitos quando seu produto favorito recebe o sinal verde de Hollywood, com apreensão do que podem encontrar na tela grande.

Exemplos não faltam, sendo os mais recentes fracassos contabilizados pelos fãs de games de luta. Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2009) e King of Fighters – A Batalha Final (2010) foram fracassos retumbantes nas telonas e motivo de gozação pelos próprios espectadores e fãs, dado o fiasco das produções.

Claro que nem toda adaptação é fadada ao fracasso, como podemos ver no furor causado pelo sucesso de O Senhor dos Anéis (2001-2003) e no relativo sucesso comercial do primeiro filme de As Panteras (2000) e do primeiro Lara Croft: Tomb Raider (2001), mas a balança sempre pende para o lado ruim.

Existem diversos fatores que podem acabar com a credibilidade, e resultado final, de uma adaptação para o cinema. Um deles, e mais comum, é o baixo orçamento dedicado à esse tipo de filme. Geralmente devido à pouca confiança dos estúdios em uma adaptação e seu retorno financeiro, muitos filmes acabando tendo cortes de gastos drásticos em sua produção, orçamento de efeitos especiais e afins, prejudicando muito a qualidade do material final.

O fator “produção” é também crítico para qualquer adaptação. Produtores de cinema muitas vezes não são tão bem intencionados com o produto que tem em mãos, visando apenas um possível sucesso comercial. Assim, muitas produções “reinventam” personagens, criam novos panos de fundo para suas aventuras, alteram personalidade e desconsideram traços físicos descritos no original. Até a má vontade na escalação de atores para viverem os personagens icônicos podem ser um problema, afinal quantos canastrões não vemos por ai? Essas são garantias certas de críticas vindas dos fãs.

A base de fãs do material original também é um empecilho no caminho das adaptações para o cinema. Qualquer pequena alteração no material original, inevitável ao passar uma história de uma mídia para outra, pode gerar uma onda de insatisfação que acaba por atrapalhar o resultado final.

O segundo filme da saga O Senhor dos Anéis sofreu bastante com a expectativa dos fãs de Tolkien, pois o diretor Peter Jackson teve que costurar duas estórias completamente separadas em um filme conciso e que fizesse sentido, sem entregar muito da estória principal que ainda estaria por vier no filme final.

E vocês leitores, o que acreditam ser os principais problemas com as adaptações recentes para o cinema?

Comentem e dêem seus exemplos e até semana que vem com mais Cinema Nerd!

Igor Appolinario
Igor Appolinario

Nerd inveterado, ainda procura a Pergunta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Escreve sobre Cinema Nerd, pra divertir e informar o pessoal interessando em sempre quer saber um pouco mais.

Veja todos os posts de Igor Appolinario
Comentários