Suporte NeoImagine | 10 de julho de 2012

Especial On the Road – Sal, Dean e Marylou: quem são os personagens e os atores?

Walter Salles já havia definido o elenco principal de On The Road em 2007, antes de Kristen Stewart, Sam Riley e Garrett Hedlund estourarem nas telas com outros trabalhos. Três anos depois, quando iniciaram as filmagens, os jovens já haviam se tornado celebridades e acumulado bastante experiência. Não bastasse essa transformação, ao longo do processo […]

Walter Salles já havia definido o elenco principal de On The Road em 2007, antes de Kristen Stewart, Sam Riley e Garrett Hedlund estourarem nas telas com outros trabalhos. Três anos depois, quando iniciaram as filmagens, os jovens já haviam se tornado celebridades e acumulado bastante experiência. Não bastasse essa transformação, ao longo do processo o diretor pode testemunhar outra metamorfose dos atores – dessa vez, impactados pelas viagens que fizeram junto à equipe pelas mesmas estradas em que Jack Kerouac e seus amigos percorreram no final dos anos 40. Em uma entrevista, Salles afirmou que até mesmo suas fisionomias pareciam diferentes, e para ele, a imersão nos personagens e a própria vida na estrada foram fatores decisivos.

Os mitos que cercam a obra de Kerouac são incontáveis. A história e a linguagem utilizada pelo autor são apenas dois dos principais elementos que fizeram o livro se tornar um marco na cultura norte-americana. O sucesso da adaptação depende, entre outras coisas, da eficiência dos atores que protagonizam o longa em levar todo esse fascínio às telonas. Saiba quem é quem:

Ator: Sam Riley
Personagem: Sal Paradise
Baseado em: Jack Kerouac (autor do livro)

Escolhido para interpretar Sal Paradise (alter ego de Kerouac), o ator britânico Tom Riley (32 anos) ganhou notoriedade e uma série de prêmios em 2007, quando interpretou Ian Curtis, vocalista do Joy Division, no longa “Control”. Para dar mais credibilidade ao papel em On The Road, o ator treinou o sotaque franco-canadense, baseado em fitas gravadas com a voz de Kerouac, e aprendeu a datilografar em máquina de escrever. O personagem e autor da obra integrava um grupo de escritores que ficou conhecido como a “geração beat”. Em 1946, conheceu Neal Cassady e juntos percorreram os Estados Unidos em um carro em péssimo estado, pegando caronas, entre outras peripércias. As aventuras na estrada deram origem ao romance On The Road, escrito em 1951.

Ator: Garrett Hedlund
Personagem: Dean Moriarty
Baseado em: Neal Cassady

O ator americano Garrett Hedlund (27 anos) estreou no cinema em “Tróia”, como Patroclus. Entre os trabalhos de mais destaque estão “Sentença de Morte”, com Kevin Bacon, “Onde o Amor Está”, com Gwyneth Paltrow, e “Tron: O Legado”. Escolhido para interpretar Dean em 2007, o ator manteve contato bem próximo com Walter Salles até começarem as filmagens. Inspirado em Neal Cassady, o personagem é sedutor, impulsivo e instável com tudo: mulheres, amigos, trabalho. Passou boa parte de sua juventude em reformatórios, prisões e trabalhando como manobrista de carros – sua fixação. Também era escritor e foi uma espécie de “muso” de Kerouac e do poeta Allen Ginsberg. Mantinha romances com mulheres diferentes ao mesmo tempo – entre elas LuAnne (Kristen Stewart), que acompanhou a dupla de amigos na viagem pelos EUA.

Atriz: Kristen Stewart
Personagem: Marylou
Baseado em: LuAnne Henderson

A atriz já havia conhecido Walter Salles nas filmagens de outro road movie, o “Na Natureza Selvagem”. De lá para cá, ela obteve um sucesso estrondoso interpretando a Bella da saga “Crepúsculo”. De menina recatada à jovem sensual Marylou, os fãs de Stewart podem se preparar para ver uma transformação da atriz nas telas (incluindo cenas de nudez). Sua personagem era casada com Neal Cassady desde os 15 anos e o acompanhou na viagem que originou o livro de Kerouac, chegando a se envolver também com o autor do romance. De espírito livre, LuAnne se destaca entre as outras mulheres da trama por participar ativamente das aventuras dos rapazes. Durante a pré-produção do filme, a atriz contou com a presença da filha da verdadeira LuAnne, Anne Marie, que a ajudou a compor a personagem.