Henrique Balbi | 2 de julho de 2012

Especial Homem-Aranha – Tobey Maguire ou Andrew Garfield?

A saga Homem-Aranha de Tobey Maguire acabou em 2007, quando o filme 3 da série foi lançado. Ninguém imaginava, no entanto, que apenas 5 anos depois, um novo Spiderman fosse colocado nas telas do cinema. Desta vez, quem assume a personalidade de Peter Parker é Andrew Garfield – sim, aquele jovem ator que ganhou fama […]

A saga Homem-Aranha de Tobey Maguire acabou em 2007, quando o filme 3 da série foi lançado. Ninguém imaginava, no entanto, que apenas 5 anos depois, um novo Spiderman fosse colocado nas telas do cinema. Desta vez, quem assume a personalidade de Peter Parker é Andrew Garfield – sim, aquele jovem ator que ganhou fama ao interpretar Eduardo Saverim, em A Rede Social (2010).

Para muitos, fica a dúvida: quem é melhor como Aranha, Maguire ou Garfield? Talvez seja uma questão que somente seja solucionada depois que Andrew Garfield conseguir passar por cima do conservadorismo de nossos olhos. É difícil, sem dúvida, ver o mesmo personagem heróico ser substituído em tão pouco tempo. Esse é um dos pontos que Tobey Maguire tem a seu favor.

Visto de outra maneira, Andrew Garfield é um ator jovem, que poderá ter sua figura facilmente associada ao herói dos quadrinhos durante muitos anos; o que é visto de maneira negativa por muitos atores. Garfield teve destaque até hoje basicamente em A Rede Social e Não me Abandone Jamais (2010), além de ter participado de O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009). Maguire, antes de fazer o Homem-Aranha, já tinha participado de mais filmes – embora nenhum grandioso a ponto de ganhar Oscares e tornar-se tão famoso quanto o filme do Facebook.

Tanto Andrew Garfield quanto Tobey Maguire têm a característica essencial de ser Peter Parker: ambos são do tipo acanhados, embora Maguire pareça ter um pouco mais da pitada de nerd tão necessária a Parker.

A verdade, no entanto, é que somente com a desenvoltura de Garfield poderá dizer quem se encaixa melhor como Homem-Aranha (se é que haverá grande diferença entre eles). Afinal, serão dois atores diferentes para o mesmo personagem sendo apresentados à mesma geração do cinema. Um desafio a ser enfrentado!