Henrique Balbi | 18 de junho de 2012

Especial Dark Shadows – As Parcerias de Burton: Mais uma vez em Dark Shadows

Desde Edward Mãos de Tesoura, de 1990, Tim Burton é conhecido por suas bastante prováveis parcerias. No filme de que falamos, o famoso diretor iniciou sua longa história cinematográfica com Johnny Depp, ator com que já fez oito filmes – o oitavo é exatamente Sombras da Noite (Dark Shadows), em que Depp interpreta um vampiro […]

Desde Edward Mãos de Tesoura, de 1990, Tim Burton é conhecido por suas bastante prováveis parcerias. No filme de que falamos, o famoso diretor iniciou sua longa história cinematográfica com Johnny Depp, ator com que já fez oito filmes – o oitavo é exatamente Sombras da Noite (Dark Shadows), em que Depp interpreta um vampiro bastante inofensivo.

A lista em que ambos trabalharam juntos é relativamente conhecida pela público em geral, mas que tal refazê-la? Depois de Edward Mãos de Tesoura, vieram: Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva Cadáver (2005), Sweeney Todd – o Barbeiro da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e, finalmente, o estreante Sombras da Noite.

Outras parcerias bastante freqüentes de Tim Burton são as que ele faz com suas esposas. Sua ex-mulher, Lisa Marie – com quem esteve casado de 1992 a 2001, já esteve presente em Ed Wood, Marte Ataca! (1996), A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Planeta dos Macacos (2001). Sua recente esposa, a famosa e adorada Helena Bonham Carter tem sido vista com ainda mais freqüência nos filmes de Tim Burton. Por conseqüência, ela tem trabalhado mutio com Johnny Depp.

A excêntrica Helena Bonham Carter pode ser vista em Planeta dos Macacos – filme em que ela “conheceu” Burton, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver , Sweeney Todd – o Barbeiro da Rua Fleet  e Alice no País das Maravilhas. Ela também está no elenco de Dark Shadows, como Julia Hoffman, uma psiquiatra.

Em Sombras da Noite, Tim Burton volta a fazer parceria com o eterno Drácula Christopher Lee, com quem trabalhou em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Noiva Cadáver, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas.