Marcio Miranda Perez | 30 de maio de 2012

curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho

Recentemente, um dos curtas-metragens brasileiros mais bem-sucedidos do ano passado, com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações na internet. Eu Não Quero Voltar Sozinho conta a delicada história de um amor adolescente entre um estudante cego e um colega de escola. Conversei um pouco com o […]

Recentemente, um dos curtas-metragens brasileiros mais bem-sucedidos do ano passado, com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações na internet. Eu Não Quero Voltar Sozinho conta a delicada história de um amor adolescente entre um estudante cego e um colega de escola. Conversei um pouco com o diretor Daniel Ribeiro sobre seu filme.

Como surgiu a ideia do Eu Não Quero Voltar Sozinho?
A ideia pro curta surgiu na época em que estava finalizando meu TCC sobre personagens homossexuais no cinema brasileiro. Além dos personagens do curta Café com Leite, me veio a mente desenvolver a história de um adolescente cego descobrindo sua sexualidade. Como a atração sexual geralmente está vinculada à visão, me parecia interessante abordar as descobertas de um personagem que não possui esse sentido.

Como você vê representado o universo LGBTT entre os curtas-metragens brasileiros?
Acho que os curtas brasileiros representam muito bem a diversidade que existe dentro do universo LGBTT. Personagens de todos os tipos são retratados nestes filmes, desde os mais marginais e as dificuldades que enfrentam até os conflitos mais cotidianos de personagens “comuns”. As muitas faixas etárias também estão presentes nestes filmes, como Bailão e Ensaio de Cinema retratando personagens mais velhos como Alguma Coisa Assim e Assunto de Família tratando dos dilemas de jovens.

Você indica algum curta internacional dentro dessa temática?
Tem um filme que foi exibido em 2008 junto com o Café com Leite no festival Frameline, em São Francisco, que me veio a mente. É um curta coreano chamado The Postcard, sobre um jovem que manda cartões postais pra ele mesmo pra chamar a atenção do carteiro que os entrega. Aqui o link: http://youtu.be/_9auDjmZwxY

Quais são seus próximos projetos?
O meu próximo projeto é a realização do longa metragem baseado na história do Eu Não Quero Voltar Sozinho. Vamos começar a produzir no segundo semestre de 2012 pra filmar no fim do ano.

Curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho