Marcio Salles | 29 de setembro de 2018

Guillermo del Toro

Nome completo: Guillermo del ToroData de Nascimento: 9 de Outubro de 1964Três projetos essenciais: O Labirinto do Fauno, A Forma da Água, Hellboy Guillermo del Toro é da  até que recente geração de diretores que ganhou destaque na produção cinematográfica internacional por seu trabalho.O diretor mexicano de Guadalajara nasceu em 1964, e sempre foi apaixonado […]

Nome completo: Guillermo del Toro
Data de Nascimento: 9 de Outubro de 1964
Três projetos essenciais: O Labirinto do Fauno, A Forma da Água, Hellboy

Guillermo del Toro é da  até que recente geração de diretores que ganhou destaque na produção cinematográfica internacional por seu trabalho.O diretor mexicano de Guadalajara nasceu em 1964, e sempre foi apaixonado por cinema de terror. Isso o influenciou no começo de sua carreira, quando foi trabalhar com maquiagem para este tipo de filmes.

Nos anos 80, criou a Necropia, empresa especializada neste trabalho de maquiagem, quando trabalhou em diversos filmes e em produções da TV mexicana – o que o ajudou na evolução de seu trabalho. Com esta experiência, del Toro produziu seu primeiro longa: Chronos (1993). O filme foi agraciado pelo público e pela crítica, levando diversos prêmios e muitos elogios em Cannes.

O trabalho seguinte, Mimic (1997), foi sua estreia nos trabalhos produzidos em Hollywood e não recebeu tanto destaque, pelo fato de o diretor não ter tido a liberdade de desenvolvimento do seu trabalho assim como na sua estreia. Em A Espinha do Diabo (2001), Guilhermo del Toro volta ao estilo original, quando conta a história de um fantasma da época  da Guerra Civil Espanhola.

Sua volta à Hollywood acontece com a direção da sequência de Blade (2002) e o melhor filme desta fase, Hellboy (2004). Porém, o grande destaque do diretor vem com O Labirinto do Fauno, de 2006. Em um estilo semelhante ao A Espinha do Diabo, recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Hellboy ganhou uma sequência em 2008 (Hellboy 2).

Depois disso, só ascensão. Em 2013 a ação de Círculo de Fogo colocou del Toro como diretor de mega orçamentos.  Fechando a filmografia, temos A Colina Escarlate, filme de 2015 que tem a assinatura do diretor e o incrível A Forma da Água, que lhe rendeu o Oscar de melhor filme e diretor.