Marcio Miranda Perez | 26 de abril de 2012

curta: I Am Bob

O humor é uma característica bastante peculiar a cada povo e a cada cultura. Das ilhas britânicas, por exemplo, é famoso o estilo irônico e nonsense de suas comédias, que inspira desde séries de televisão como French & Saunders e Absolutely Fabulous, passando pelos clássicos textos de Monty Python para TV e cinema, e por […]

I Am Bob_celeb1 still med 1800

O humor é uma característica bastante peculiar a cada povo e a cada cultura. Das ilhas britânicas, por exemplo, é famoso o estilo irônico e nonsense de suas comédias, que inspira desde séries de televisão como French & Saunders e Absolutely Fabulous, passando pelos clássicos textos de Monty Python para TV e cinema, e por que não, chegando até a verve sarcástica e pouco ortodoxa do escritor Oscar Wilde.

I Am Bob, curta-metragem dirigido pelo inglês Donald Rice em 2007, bebe diretamente nessa fonte. Narrando uma desastrosa noite na vida do cantor irlandês Bob Geldof (interpretado por ele mesmo) em um bar de beira de estrada, o filme satiriza o próprio protagonista, que abraça o papel com fina auto-ironia e disposição.

Deixado para trás por engano pelo motorista de sua limousine, Bob acaba indo parar acidentalmente em um concurso suburbano de sósias. A absurda situação evolui de tal forma que o leva a disputar a final do evento com um afetado mas entusiasmado sósia do próprio Geldof, com consequências inusitadas para todos.

Em tempos em que a auto-imagem gera excessiva e paranóica preocupação entre as celebridades, é realmente reconfortante e delicioso ver Geldof (conhecido também por protagonizar o filme Pink Floyd The Wall) ridicularizar a si mesmo em um diálogo que ironiza o seu famoso ativismo político e social. Como cereja do bolo, I Am Bob ainda oferece uma apoteótica performance do clássico de Geldof I Don’t Like Mondays, acompanhada por uma efusiva e bizarra plateia de clones de Marilyn Monroe, Winston Churchill, Madre Teresa e a rainha Elizabeth, entre outras personalidades.

Parte1:

Parte 2: