Reinaldo Glioche | 12 de abril de 2012

Titanic – Os talentosos coadjuvantes

Todos nós sabemos que um filme não se sustenta sobre um ator, ou dois, ou até três. E todo mundo já viu, pelo menos alguma vez na vida, um coadjuvante brilhar mais que um ator principal. Para não fugir da temática Titanic, vou usar como exemplo o filme Revolutionary Road, protagonizado pelo mesmo casal de […]

Todos nós sabemos que um filme não se sustenta sobre um ator, ou dois, ou até três. E todo mundo já viu, pelo menos alguma vez na vida, um coadjuvante brilhar mais que um ator principal. Para não fugir da temática Titanic, vou usar como exemplo o filme Revolutionary Road, protagonizado pelo mesmo casal de Titanic. Leonardo DiCaprio tem um bom desempenho, mas não supera o trabalho de Michael Shannon no papel de John, filho de uma vizinha interpretada por Kathy Bates, que também foi coadjuvante em Titanic.

Kathy Bates, já citada como coadjuvante, interpreta Molly Brown, a mulher que empresta o terno de seu filho morto para que Jack possa ir ao jantar. Seu papel é pequeno, mas conquista a simpatia dos espectadores, coisa que a mãe de Rose, interpretada por Frances Fisher, uma veterana do teatro, não o faz. Billy Zane, o antipático noivo de Rose, também não consegue o encanto do público, cumprindo assim o papel do seu personagem. Billy Zane, hoje em dia, é pouco lembrado. Na minha memória, por exemplo, ele aparece como o Fantasma, super-herói das Sessões da Tarde – o que nem chega a ser muito importante, já que ele fez o filme antes de Titanic. Mas isso não importa, já que ele continua até hoje fazendo filmes menores, onde consegue bastante destaque.

Gloria Stuart, falecida em 2010 aos 100 anos de idade, rouba a cena do filme como Rose, só que mais velha. Claro, sua personagem, por ser mais velha e sobrevivente, carrega uma grande carga emocional, o que deixa os espectadores com o coração na mão. De qualquer forma, a parte em que ela joga o colar no mar é inesquecível. Lembram do gritinho, e do sorriso divertido? E mais: Gloria carrega consigo um recorde, graças ao filme: é a atriz mais velha indicada ao Oscar, com 87 anos.

Bill Paxton, o astro da série Big Love, é o coordenador da expedição que está em busca do colar que pertence a Rose. Já Bernard Hill, o Theoden de O Senhor dos Anéis, é o Capitão Edward James Smith, que por amor ao navio, se recusa a deixá-lo. Victor Garber é Thomas Andrews, arquiteto do navio. Victor é mais conhecido pelo seu papel em Alias, mas é figura frequente em diversos filmes.

Titanic foi um marco do cinema, que uma nova geração poderá ver pela primeira vez em uma tela que consegue expor a verdadeira grandiosidade do filme. O 3D é um recurso que com certeza não fará muita diferença. A narrativa clássica, aliada aos efeitos revolucionários, e é claro, ao elenco e à direção impecável, tornaram o filme em uma verdadeira obra de arte do cinema americano. Seria ele o … E o Vento Levou da nossa geração? Só o tempo dirá.