Raphael Camacho | 6 de abril de 2012

cine nerd: Top Nerd Classic!

“You still don’t understand what you’re dealing with, do you? Perfect organism. Its structural perfection is matched only by its hostility” — Ash, Alien. Olá Nerds! Semana retrasada, indiquei filmes recentes que devem ser assistidos por todos os Nerds. Essa semana, que tal vermos uns Clássicos? O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968) […]

Alliens-o-oitavo-passageiro

“You still don’t understand what you’re dealing with, do you? Perfect organism. Its structural perfection is matched only by its hostility” — Ash, Alien.

Olá Nerds!

Semana retrasada, indiquei filmes recentes que devem ser assistidos por todos os Nerds. Essa semana, que tal vermos uns Clássicos?

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)

Inspirado pelo livro francês de 1963, La Planète des singes, gerou uma série de filmes, contando a estória de um mundo onde os símios dominaram os seres humanos e são a raça que comanda o planeta.

Com um filme tão clássico e cultuado nem podemos falar em spoiler, portanto, já digo aqui que no filme original a emblemática cena de Charlton Heston encontrando a Estátua da Liberdade destruída em uma praia deserta é sempre fantástica de se ver.

Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Um clássico do terror/ficção científica, Alien é um daqueles filmes que ficam impressos na mente de qualquer nerd na primeira vez que se assiste. Com um clima pesado e em um ambiente claustrofóbico, o filme desenvolve toda uma aura de suspense perfeita para introduzir um terror furtivo e ameaçador como o monstro desenvolvido pelo artista H.R. Giger.

Introduzindo Sigourney Weaver no hall das grandes heroínas do Cinema, na película vemos que nem sempre músculos e armas são suficientes para enfrentar a “máquina de matar perfeita”. Com direção do aclamado Ridley Scott, o filme foi encarado como mais um filme B que acabaria em desastre, mas acabou marcando toda uma geração.

Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982)

Em um futuro sombrio e quase apocalíptico onde a Terra colonizou a Lua e criou “andróides” biológicos com vidas curtas para mineirar o satélite natural, Rick Deckard (Harrison Ford) é um “Blade Runner”, uma espécie de caçador de recompensas, que toma o trabalho de encontrar e matar 4 desses ‘andróides’, conhecidos como replicantes, que escaparam para a Terra.

Lançados à estória do cinema, o quarteto principal do filme (Ford, Rutger Hauer, Darryl Hannah e Sean Young) tem atuações expressivas e marcantes. Deckard é no mínimo o terceiro ou quarto papel mais marcantes na carreira de Harrison Ford, atrás apenas de Han Solo e Indiana Jones.

1984 (1984)

Baseado no livro 1984 de George Orwell, o filme conta a estória do burocrata Winston Smith (John Hurt), que trabalha para o supremo governo de Oceania, um dos três grandes governos em guerra constante que controlam o mundo. Baseado em Londres, Winston trabalha reescrevendo a estória, fazendo com que novas verdades absolutas surjam  a cada dia e velhas verdades sejam esquecidas.

Porém o mundo que Winston conhece vem abaixo quando Julia (Suzanna Hamilton) desperta nele uma grande paixão, algo proibido pelo Grande Irmão, a imagem onipresente da liderança do partido. Assim o herói da película se vê engalfinhado nas políticas e nas verdades escondidas de um governo que controla a população, a Historia e a própria Verdade.

Akira (1988)

Clássico da animação japonesa, Akira conta a estória do motoqueiro Kaneda que se vê em meio a uma guerra do governo contra um jovem que desenvolve habilidades supernaturais, seu amigo de infância Tetsuo.

Em meio a uma Tóquio futurista, reconstruída sobre os escombros da antiga Tóquio destruída anos atrás por outro jovem superpoderoso conhecido como Akira, este filme se tornou cult entre os admiradores do gênero de ficção científica e cyberpunk.

Assistam estes clássicos do cinema Nerd e fiquem ligados por que algum deles pode aparecer novamente na nossa querida coluna!

Até semana que vem com mais Cinema Nerd!