Marcio Salles | 5 de março de 2012

Drive | Crítica

Um filme de ação como há muito não víamos no cinema. O trabalho mais recente do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn chega aos cinemas brasileiros trazendo Ryan Gosling como o Motorista, um homem enigmático que vai se revelando com o desenrolar do enredo de maneira magistral. Os primeiros cinco minutos de filme marcam o ritmo […]

Drive-Rian -Gosling

Um filme de ação como há muito não víamos no cinema. O trabalho mais recente do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn chega aos cinemas brasileiros trazendo Ryan Gosling como o Motorista, um homem enigmático que vai se revelando com o desenrolar do enredo de maneira magistral. Os primeiros cinco minutos de filme marcam o ritmo do filme e suas influências dos anos 80 e embaladas pela excelente trilha sonora de Cliff Martinez.

O enredo é uma adaptação do livro homônimo de James Sallis e trabalhado para o cinema por Hossein Amini. Um homem misterioso vai para Los Angeles, onde passa a trabalhar como mecânico na oficina de Shannon (Bryan Cranston), um homem com ligações com a Máfia local, além de trabalhos como dublê nos filmes de Hollywood. Paralelamente, ele se aproxima de sua vizinha, Irene (Carey Mulligan), mãe do pequeno Benício e casada com Standard, preso por participar de um assalto.

Os desdobramentos do roteiro nos mostram as intenções do protagonista aos poucos: sem saber se ele realmente é bom, a participação no assalto que deixaria Standard livre de mafiosos que o extorquiam na cadeia é o estopim para as cenas violentas que revelam seu lado agressivo. A associação com a fábula de Esopo do escorpião (sempre presente em sua jaqueta) e a rã é contada no filme: o escorpião é implacável e não pode baixar a guarda diante dos outros. A rã é boa, mas estar aliado a ela só pode lhe oferecer riscos.

O filme é recheado de referências a clássicos do cinema, como Taxi Driver e Scarface (na cena do quarto de hotel) e elevam o trabalho de Refn. As escolhas do diretor para este trabalham revelam uma homenagem a muitas produções cinematográficas e recuperam o magnetismo do cinema de ação. Os espectadores ficam presos para tentar entender quem é este motorista e o que ele quer. E Gosling não nos decepciona em nenhum momento.

O trabalho fotográfico do filme também é ótimo, com ótimas cenas noturnas da cidade de Los Angeles. Um heist movie (filmes de assalto) em uma excelente execução.

Ficha técnica

Nome Original: Drive

Duração: 100 min

Direção: Nicolas Winding Refn

Roteiro: Hossein Amini (baseado no livro de James Sallis)

Elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac, Christina Hendricks, Ron Perlman