| 28 de fevereiro de 2012

Os estúdios comemoram seus Oscars

O Oscar pode até passar a impressão que premia os melhores filmes da temporada, mas como definir “o” melhor? Apesar dos critérios estabelecidos pela Academia, é evidente para qualquer pessoa que acompanha o cinema mais de perto que as desejadas estatuetas douradas são entregues dentro de estratégia comercial dos grandes estúdios, visando a supremacia da […]

Firework of dollars

O Oscar pode até passar a impressão que premia os melhores filmes da temporada, mas como definir “o” melhor? Apesar dos critérios estabelecidos pela Academia, é evidente para qualquer pessoa que acompanha o cinema mais de perto que as desejadas estatuetas douradas são entregues dentro de estratégia comercial dos grandes estúdios, visando a supremacia da indústria cinematográfica de Hollywood na produção de audiovisual de consumo de massa.

Na noite do último domingo, as expectativas eram grandes para ver quem seria a grande campeã. Na prática, os estúdios gostam mesmo é dos números de arrecadação e não de estatuetas, mas é lógico que o fato de ganhar um Oscar acaba atraindo público e consequentemente faturamento.

E o grande campeão da noite foi o dos irmãos Weinstein.

The Weinstein Company (5 de O Artista, 2 de A Dama de Ferro) – 7

Paramount (5 de A invenção de Hugo Cabret e 1 de Rango) – 6

Sony Pictures/ Sony Classics (1 de Os Homens que Não Amavam As Mulheres, 1 de Meia Noite em Paris, 1 de A Separação) – 3

FoxSearchLight (1 de Os Descendentes) -1

Focus (1 de Toda Forma de Amar) – 1

Columbia (1 de Os Homens que Não Amavam as Mulheres [em parceria com a Sony]) – 1

As distribuidoras de filmes no Brasil também comemoraram seus Oscars:

Paris Filmes (5 de O Artista, 2 de A Dama de Ferro e 1 de Meia Noite em Paris) – 8

Sony Pictures (5 do A Invenção de Hugo Cabret e 1 de Os Homens que Não Amavam As Mulheres) – 6

Universal (1 de Toda Forma de Amar) – 1

UIP (Rango) – 1

Imovision (A Separação) – 1

Fox Film (Os Descendentes) – 1