| 27 de fevereiro de 2012

Placar final do Oscar 2012

Depois de uma temporada relativamente fraca, o Oscar 2012 consagrou dois filmes que faziam referência ao próprio cinema: O Artista (5 estatuetas), uma homenagem francesa preto e branco e mudo para a época de ouro de Hollywood e A Invenção de Hugo Cabret, a investida certeira de Martin Scorsese na tecnologia 3D, referenciando de forma […]

Meryl Streep_Oscar 2012

Depois de uma temporada relativamente fraca, o Oscar 2012 consagrou dois filmes que faziam referência ao próprio cinema: O Artista (5 estatuetas), uma homenagem francesa preto e branco e mudo para a época de ouro de Hollywood e A Invenção de Hugo Cabret, a investida certeira de Martin Scorsese na tecnologia 3D, referenciando de forma poética a invenção do cinema (5 estatuetas). Enquanto o primeiro conseguiu prêmios mais cobiçados (Melhor Filme, Melhor Ator, Diretor, Trilha Sonora e Figurino), o segundo conquistou prêmios na parte técnica (Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Edição de Som, Direção de Arte e Fotografia).

É curioso observar que nos últimos quatro anos, 3 filmes estrangeiros tenham levado o Oscar de Melhor Filme (Quem Quer Ser Um Milionário – 2009 (Índia), O Discurso do Rei – 2011 (Inglaterra) e O Artista – 2012 (França). A premiação desta 84ª edição do Oscar também foi mais plural; não havia um grande favorito, é bem verdade que a temporada não reservou nenhum grande destaque, mas mesmo assim a disputa pelo melhor filme estava aberta, bem como de melhor atriz e melhor ator, três das categorias mais aguardadas pelo público.

O ponto alto da noite foi o discurso emocionado da atriz Octavia Spencer, que levou de coadjuvante pelo papel da expansiva Minny Jackson, em Histórias Cruzadas. Merecido! Outro momento aguardado foi a confirmação da terceira estatueta a Meryl Streep, depois de 29 anos do último prêmio. A cerimônia em si reservou poucos momentos excitantes. Um deles foi a apresentação de Cirque Du Soleil, que agradou o seleto público que aplaudiu em pé a performance. O apresentador Billy Cristal alternou momentos engraçados com outros sonolentos, o que já era esperado dele.

No final, um sentimento de justiça em relação aos premiados, pelo menos para este que vos escreve. O Artista (5), A Invenção de Hugo Cabret (5), A Dama de Ferro (2), Os Descendentes (1), Os Homens que Não Amavam As Mulheres (1), Meia Noite em Paris (1), Toda Forma de Amor (1), Rango (1) e A Separação (1). Alguns indicados saíram de mãos vazias como no caso de Albert Nobbs, O Homem que Mudou o Jogo, Missão Madrinha de Casamento, A Árvore da Vida, Cavalo de Guerra, entre outros. É claro, não dá para esquecer-se dos esnobados pela Academia como Drive, Precisamos Falar Sobre Kevin, Melancholia, 50/50, Rio e tantos outros. Mas quem acompanha o Oscar sabe que já faz parte do evento aquele grupo de filmes que muita gente gostou, mas não entrou na disputa.

É bom deixar muito claro: o Oscar nem sempre premia os melhores filmes, e sim os melhores estrategistas comercialmente falando. Que venha a temporada 2012!