| 23 de janeiro de 2012

Especial J. Edgar – Quem foi J Edgar?

Afinal quem foi esta personalidade que deu origem ao elogiado trabalho da parceria Clint Eastwood/ Leonardo DiCaprio? John Edgar Hoover foi o chefe do FBI, a maior organização policial do mundo durante 48 anos, considerado o patrono da entidade. Nascido em 1895, J. Edgar formou-se em Direito aos 22 anos e logo em seguida foi trabalhar […]

J. Edgar_Leonardo Dicaprio

Afinal quem foi esta personalidade que deu origem ao elogiado trabalho da parceria Clint Eastwood/ Leonardo DiCaprio? John Edgar Hoover foi o chefe do FBI, a maior organização policial do mundo durante 48 anos, considerado o patrono da entidade. Nascido em 1895, J. Edgar formou-se em Direito aos 22 anos e logo em seguida foi trabalhar no Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Nesta primeira missão fora encarregado de investigar estrangeiros suspeitos de subversão. Sua missão resultou na expulsão  de um grande número de pessoas para fora do país. O sucesso na operação lhe rendeu o trabalho de assistente do diretor do FBI. Já em 1924 se tornara o chefe do departamento.

Durante seu mandato no FBI que durou até a sua morte, em 1972, J. Edgar serviu 8 presidentes americanos, duas guerras mundiais e a guerra fria, inclusive atuou na caça aos comunistas. Ficou conhecido por transformar o FBI, de uma instituição corrupta, para a maior organização policial do planeta. Durante muito tempo teve seu trabalho irretocável, mas no fim da vida, na década de 1960 foi severamente criticado porque passava mais tempo censurando o telefone de congressistas e perseguindo líderes do movimento negro do que combatendo criminosos comuns de fato.

Mas no  filme de Clint Eastwood, em que Leonardo DiCaprio será Edgar, um fato meio nebuloso na vida do diretor do FBI vai vir a tona: sua nunca revelada homossexualidade. J. Edgar terá um caso com Clyde Tolson, seu protegido na época interpretado pelo ator Armie Hammer. Haverá até cena de beijo entre os dois. Essa complicada relação será o foco do filme, ainda mais tendo como roteirista Dustin Lance Black (Milk), conhecidamente como militante gay. É mais uma grande figura da história norte-americana a ter sua vida contada por Hollywood e nas mãos talentosa de Eastwood que seu passado virá a tona. Qual será a imagem que teremos de J. Edgar? Um eficiente policial no comando do FBI ou um homofóbico que não aceita sua própria homossexualidade? A gente vai saber a partir desta sexta-feira.