Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Entrevistas

Entrevista: Afonso Poyart, diretor de ’2 Coelhos’

por Raphael Camacho comentários

Afonso Poyart

Um dos trailers mais vistos da internet nos últimos tempos é o do novo filme de Afonso Poyart. Dois Coelhos é um enigmático suspense de ação onde cada minuto vale mais que todo o passado. No elenco, nomes conhecidos do grande público, como: Alessandra Negrini e Caco Ciocler. Para saber mais sobre a carreira e seu novo longa, fomos conversar com o simpático diretor dessa fita que promete levar muita gente ao cinema de todo o Brasil.

 Salada de Cinema – Conte um pouco sobre o seu curta Eu te Darei o Céu. Foi o seu primeiro trabalho no cinema?

Afonso Poyart - Foi meu primeiro filme autoral, mas já trabalhara algum tempo dirigindo comerciais e video clipes. Foi uma experiência bem legal. O curta ganhou vários prêmios aquele ano, inclusive 4 Kikitos em Gramado.

Salada de Cinema -De onde surgiu a idéia para o longa metragem Dois Coelhos? Quando estréia o filme nos cinemas brasileiros?

Afonso Poyart - Eu queria muito fazer um longa. Procurei alguns textos, livros e roteiros mas logo entendi que este meu primeiro filme deveria ser algo muito pessoal, algo que deveria eu mesmo escrever. Então, resolvi que deveria ser um tema atual, que tivesse um identificação imediata com o dia- a-dia dos habitantes deste país. Tanto a corrupção, quanto a criminalidade são temas recorrentes para nós brasileiros. Daí pensei: o roteiro poderia partir da ideia de um cidadão comum resolver fazer justiça com as próprias mãos. Então ele bola um plano mirabolante que acaba por colocar corruptos e criminosos em rota de colisão. O filme estréia em Janeiro nos cinemas de todo o país.

Salada de Cinema - Como foi a montagem do elenco? Como chegou aos nomes de Alessandra Negrini, Fernando Alves Pinto e Caco Ciocler?

Afonso Poyart - Fizemos uma vasta pesquisa e analisamos diversos nomes. Achei que estes atores tinham os componentes necessários pra encarnar os respectivos personagens. Além disso, todos ficaram bem comprometidos com o projeto, coisa muito importante num filme uma restrição orçamentaria como o Dois Coelhos.

Salada de Cinema - Quem fez a montagem do trailer de Dois Coelhos?

Afonso Poyart - Eu fiz a montagem do trailer pessoalmente. Tenho um background forte de edição e achei que deveria cuidar disso de perto.

Salada de Cinema - O que é cinema para você?

Afonso Poyart - Entretenimento, experiência sensorial, transformação, reflexão.

Salada de Cinema - Ainda é muito difícil conseguir dinheiro (incentivo/patrocínio) para rodar um projeto de cinema no Brasil?

Neste meu primeiro filme foi com certeza bem difícil. Inclusive foram investidos recursos próprios na produção do filme. Mas agora que tenho outros projetos em andamento, sinto que essa dificuldade diminuiu, existe bastante recurso disponível pro cinema, basta saber o caminho das pedras e estar conectado com boas distribuidoras e parceiros. Além de ter um projeto viável comercialmente.

Salada de Cinema - Próximos projetos? Algum longa metragem? O que você pode adiantar para nós?

Afonso Poyart - Minha produtora, a Black Maria tem um projeto em desenvolvimento junto com a Paris FIlmes sobre MMA, baseado na trajetória do campeão do UFC José Aldo. Tenho o privilégio de estar escrevendo o roteiro e também vou dirigir este incrível filme.

Salada de Cinema - Mande uma mensagem aos cinéfilos leitores desse site.

Afonso Poyart - Convido a todos a assistir o filme Dois Coelhos nos cinemas em Janeiro. Um filme diferente, com muita ação, romance e uma trama surpreendente, que vai se revelando minuto a minuto e encerrando com um final bastante inesperado.

Comentários