Marcio Miranda Perez | 18 de janeiro de 2012

Curta-metragem | Moya Lyubov – Meu Amor

Alexander Petrov é um mestre da animação russa que já fez seu nome por todo o globo. Sua técnica particular é a da pintura sobre vidro, na qual Petrov realiza os movimentos das cenas deslocando com os próprios dedos a tinta sobre essa superfície, e fotografando quadro a quadro. No final do processo, não resta […]

Moya Lyubov

Alexander Petrov é um mestre da animação russa que já fez seu nome por todo o globo. Sua técnica particular é a da pintura sobre vidro, na qual Petrov realiza os movimentos das cenas deslocando com os próprios dedos a tinta sobre essa superfície, e fotografando quadro a quadro. No final do processo, não resta da matriz original de captação nada além dos últimos fragmentos de vidro de cada cena.

Indicado quatro vezes ao Oscar de melhor curta-metragem de animação, Petrov venceu em 2000, com uma adaptação do clássico livro de Ernest Hemingway, O Velho e o Mar. Voltou a concorrer em 2008, com um dos trabalhos mais impressionantes de sua obra: Moya Lyubov (Meu Amor). O curta de 28 minutos, baseado no romance russo “Istoriya Lyubovnaya” (“Um História de Amor”) escrito por Ivan Shmelyov em 1927, levou três anos para ser realizado. Narra as ilusões e aventuras de um jovem de 16 anos que, na Rússia do século XIX, divide sua primeira paixão entre uma jovem empregada e uma refinada mulher da alta sociedade.

Embora persiga um rigoroso realismo na representação da história, a técnica de Petrov imprime a Moya Lyubov um caráter extremamente impressionista, banhando em pura atmosfera de sonho as divagações e inquietações do jovem Antosha que, perdido em sua inexperiência, toma decisões impulsivas e nem sempre acertadas. Esta clássica narrativa romântica russa, permeada de pequenas tragédias pessoais e suave sensualidade, encontra em Moya Lyubov uma bela e saborosa representação em animação.