Reinaldo Glioche | 26 de dezembro de 2011

Compramos um Zoológico | Crítica

Desde 2005 não tinha o prazer de sentar em uma sala de cinema para apreciar um filme dirigido pelo Cameron Crowe. Digo isso sobre filmes de ficção, já que seu documentário Pearl Jam Twenty foi um dos destaques do ano, ao menos na minha humilde opinião. Depois de Tudo Acontece em Elizabethtown, Cameron Crowe volta com Compramos um Zoológico, […]

Desde 2005 não tinha o prazer de sentar em uma sala de cinema para apreciar um filme dirigido pelo Cameron Crowe. Digo isso sobre filmes de ficção, já que seu documentário Pearl Jam Twenty foi um dos destaques do ano, ao menos na minha humilde opinião. Depois de Tudo Acontece em Elizabethtown, Cameron Crowe volta com Compramos um Zoológico, adaptação da memória de Benjamin Mee, lançada em 2008.

A sinopse é boba, como vocês podem perceber: Benjamin (interpretado pelo talentoso e carismático Matt Damon) é um jornalista, casado e com dois filhos: Dylan e Rosie. Viveu algumas aventuras durante toda a sua vida, até que perdeu a esposa para um câncer. Tentando reconstruir sua vida, ele decide se mudar para um antigo zoológico abandonado, e é claro, levar seus filhos. Porém, nem todos gostam da idéia: Dylan, o mais velho, que já estava enfrentando problemas no colégio, não quer se mudar. Lá, ele conhece a equipe do antigo zoo, coordenada por Kelly (Scarlett Johansson, sem quase nenhuma maquiagem, o que a deixa ainda mais linda).

Algumas mudanças ocorreram entre o filme e a história real, mas tudo passou pela aprovação do próprio Benjamin Mee. Por exemplo, o filme se passa nos Estados Unidos, enquanto na verdade tudo aconteceu na Inglaterra. No filme, a esposa de Benjamin morreu antes da mudança, mas na vida real foi depois da mudança. Há ainda pequenas outras mudanças, que ao meu ver, não desqualificam em nada a adaptação cinematográfica.

Basicamente, é um filme muito família. Não é por acaso que há cópias dubladas, e o filme parece realmente ter atingido um público infanto-juvenil. Isso não prejudica: a história consegue ser emocionante da mesma maneira, ainda mais para quem ama os animais e sonha em ter um zoológico, como eu. O elenco é maravilhoso: Matt Damon convence como um pai de família que tenta reconstruir sua vida, chegando a ser apaixonante; Scarlett Johansson está linda, com o rosto quase sem maquiagem; Elle Fanning, superando sua irmã mais uma vez; Patrick Fugit, o William de Quase Famosos, matando a saudade dos fãs; Thomas Haden Church, como o irmão de Benjamin; e por fim, Maggie Elizabeth Jones interpretando a filha de Benjamin, que é tão fofa que o espectador provavelmente vai querer colocá-la no bolso e levar para casa.

Quanto a parte técnica, só me restam elogios. Cameron Crowe consegue colocar sua assinatura na trilha sonora, como sempre faz. Usando Bob Dylan e Temple of the Dog como apoio, a trilha sonora principal é toda feita pelo talentoso Jónsi, vocalista da banda islandesa Sigur Ros. Com composições belíssimas, 75% da carga emocional tem como responsável a trilha sonora. Algumas músicas já são conhecidas por quem acompanha o trabalho de Jónsi, mas temos algumas inéditas, para o nosso deleite. Não posso deixar de citar a fotografia de Rodrigo Pietro, que assinou Frida, O Segredo de Brokeback Mountain (sendo indicado ao Oscar), Babel, Abraços Partidos e uma série de outros ótimos filmes.

Ultimamente vemos sendo saturados por filmes que ridicularizam os animais, como Animal, O Zelador Animal, Marmaduke e até Se Beber Não Case: Parte II, que tem a presença da mesma macaca de Compramos um Zoológico, Crystal. Aqui, é o contrário: há um completo respeito e admiração aos animais, sendo um ótimo filme para os que admiram a natureza e que compartilham o mesmo sonho de Benjamin (isto é, ter um zoológico no próprio quintal). Enquanto a família Mee pode dizer “compramos um zoo”, Cameron Crowe tem todo o direito de dizer “fizemos um filme com animais”.

Nome original: We Bought a Zoo | Estados Unidos

Diretor: Cameron Crowe

Roteirista: Aline Brosh McKenna, Cameron Crowe (roteiro); Benjamin Mee (livro)

Elenco: Matt Damon; Scarlett Johansson; Elle Fanning

Duração: 124min

Site oficial: http://www.weboughtazoo.com/