| 30 de outubro de 2011

Projeto Nim | Mostra SP

Qual a função de um documentário? Apenas informar sobre um tema ou reconstruir fatos de modo a contar uma história que emocione o espectador? Projeto Nim consegue as duas façanhas parecendo apenas informar, mas no final acaba tirando lágrimas. O documentário é de James Marsh, o mesmo que dirigiu “O Equilibrista” (melhor documentário no Oscar […]

Projeto Nim

Qual a função de um documentário? Apenas informar sobre um tema ou reconstruir fatos de modo a contar uma história que emocione o espectador? Projeto Nim consegue as duas façanhas parecendo apenas informar, mas no final acaba tirando lágrimas. O documentário é de James Marsh, o mesmo que dirigiu “O Equilibrista” (melhor documentário no Oscar 2009) e conta a história do chimpanzé Nim que foi utilizado como experimento científico pelo estudioso Herbert Terrace para tentar estabelecer uma comunicação entre humanos e chimpazés, por meio da linguagem de sinais.

Mais interessante do que mostrar o resultado da pesquisa, Marsh elaborou uma extensa pesquisa que revelou os atores desse experimento inusitado. Em seus depoimentos, eles relatam as dificuldades e suas relações nem sempre amigáveis com Nim. Graças a imagens gravadas do projeto na época, é possível analisar como o chimpazé transitava entre o condicionamento cultural que era imposto a ele pelos humanos e o seu temperamento selvagem.

O documentário relata ainda a história um tanto quanto fantástica de Nim, desde o final do experimento até a sua morte. Marsh traz a gerações atuais a experiência que ficou famosa na década de 1970 e que comprovou que biologia e cultura não são integrativas no sentido de socializar animais irracionais com o modo de vida humana. Belo trabalho documental que deve ser visto não apenas por especialistas em linguística, mas também por todos que se comovem com os reflexos dos experimentos científicos com animais.

Avaliação: Ótimo.

Veja o trailer:

Por Fernando Império, editor chefe