Heitor Machado | 16 de agosto de 2011

Especial Lanterna Verde – Mas quem é Hal Jordan?

A primeira pergunta que um leigo de quadrinhos pode se fazer é: mas quem diabos é o Lanterna Verde? Seu nome é Hal Jordan, um piloto escolhido pelos guardiões do Setor Espacial 2814 para integrar a tropa esmeralda. O herói nasceu em 1959 na DC Comics como um título secundário. Foi durante a Era de […]

A primeira pergunta que um leigo de quadrinhos pode se fazer é: mas quem diabos é o Lanterna Verde? Seu nome é Hal Jordan, um piloto escolhido pelos guardiões do Setor Espacial 2814 para integrar a tropa esmeralda. O herói nasceu em 1959 na DC Comics como um título secundário. Foi durante a Era de Bronze dos quadrinhos que Neal Adams e Dennis O’Neal resgataram as histórias do guardião, com enfoque para temas políticos e engajados, enquanto o Lanterna lutava ao lado de seu melhor amigo, Oliver Queen (o Arqueiro Verde).

Harold Jordan nasceu na pequena Coast City e tinha, quando criança, o sonho de se tornar piloto de testes como seu pai. Mas quando seu pai morre, Jordan deve enfrentar seus maiores medos e, ignorando o desejo da família, Hal seguiu os passos do pai e mais tarde se juntou a Força Aérea dos Estados Unidos. Quando Abin Sur, um Lanterna Verde moribundo, cai na Terra, ele foi escolhido pelo anel para suceder o guardião na patrulha do universo.

Ao longo destes 40 anos o herói sofreu imensas reviravoltas – desde ser possuído pelo vilão Parallax até fundir seu corpo ao de outro herói (o Espectro), Hal Jordan foi também substituído por outros terráqueos na missão de proteger o setor 2814 com seu superanel. A reviravolta para os fãs do guardião esmeraldino foi durante a Era Moderna, quando o roteirista Geoff Johns se aliou ao ilustrador brasileiro Ivan Reis para trazer novamente Jordan ao palco das histórias do Lanterna com histórias tão empolgantes quanto aquels publicadas décadas atrás – foram os responsáveis por algumas das séries mais bem-sucedidas da editora (Lanterna Verde: Renascimento, A Noite Mais Densa e O Dia Mais Claro).

A fama do Lanterna voltou junto com a primordial arrogância de Jordan – que logo se torna em um grande fardo ao aceitar o anel de Abin Sur e tomar para si a carga de ser mais um herói na superpoderosa Liga da Justiça. Recentemente Jordan foi nomeado como o quarto integrante da Santa Trindade da DC, brilhando ao lado de Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha.

Por Maira Giosa

Tem promoção do Lanterna Verde no Salada de Cinema!

Quer ganhar caneta, mousepad, caderno e um par de ingressos para assistir Lanterna Verde? É só participar da promoção em parceria com a Warner Bros.

Para participar é só dar RT no tweet a seguir.

“Eu vou assistir Lanterna Verde com os ingressos do @saladadecinema http://kingo.to/Mcw

O sorteio acontece na sexta-feira e serão 5 kits sorteados!