| 10 de junho de 2011

Salada de Cinema entrevista Gustavo Ferri, diretor de ‘Não Gosto dos Meninos’

Sair do armário e encorajar aqueles que ainda estão presos nele. Esta é basicamente a ideia de “Não Gosto dos Meninos”, projeto de autoria de André Matarazzo e Gustavo Ferri, inspirado no movimento internacional It Gets Better, que dá voz e imagem a pessoas que se assumiram homossexuais e estão felizes com a decisão. O […]

Sair do armário e encorajar aqueles que ainda estão presos nele. Esta é basicamente a ideia de “Não Gosto dos Meninos”, projeto de autoria de André Matarazzo e Gustavo Ferri, inspirado no movimento internacional It Gets Better, que dá voz e imagem a pessoas que se assumiram homossexuais e estão felizes com a decisão.

O vídeo brasileiro é recheado de boas histórias, ao todo são exibidos 30 casos de voluntários que apoiaram a causa e contaram seus relatos, ajudando milhares de pessoas que sofrem com a não-aceitação da condição sexual a enxergar a vida “do outro lado”. Para entender melhor a ideia do projeto, o Salada de Cinema entrevistou Gustavo Ferri que conta mais detalhes.

Salada de Cinema – Gustavo, por que o projeto leva o nome de “Não Gosto dos Meninos”?

Gustavo Ferri – O nome é quase uma ironia… queríamos um título que não fosse óbvio, que não antecipasse muito a respeito de seu conteúdo. Não queríamos também um nome que tivesse cara de campanha política. a idéia veio através do que ouvimos nos próprios depoimentos. Os meninos não gostavam dos meninos, pois deles sofriam preconceitos, além de identificarem muitas vezes mais com as meninas. As garotas, por sua vez, não gostam dos meninos e sim das meninas, porque são lésbicas… então formamos o nome.

Salada de Cinema – Qual foi o maior desafio em contar a história de vidas das pessoas do vídeo?

Gustavo Ferri – O maior desafio foi selecionar todo o material, mais de 12 horas de entrevistas, um material riquíssimo. Outro ponto importante foi criar uma narrativa, que contasse um pouco da história de cada um e, ao mesmo tempo, uma história que é comum, universal, com a qual o maior números de pessoas se identificasse.

Salada de Cinema – Como foi o processo de seleção para os depoimentos?

Gustavo Ferri – Não fizemos uma seleção para os entrevistados, apenas convites. O André postou no blog da gringo.nu, sua agência de publicidade, um convite para participar do filme. Fora isso mandamos emails para amigos, amigos de amigos e conhecidos. Apareceram muitos interessados. Definimos uma data e quem pode comparecer para gravar, foi gravado. Achamos que as pessoas foram ótimas, fiquei muito satisfeito com o resultado dos depoimentos.

Salada de Cinema – Para quem é destinado o “Não Gosto dos Meninos”?

Gustavo Ferri – O filme é destinado a todos. Aos gays, que hoje tem uma relação difícil consigo mesmo, com a família e os amigos, que saiba que o primeiro grande passo é se aceitar. Assurmir-se para os outros torna a vida muito melhor. E para os familiares e amigos, que podem ver nesses depoimentos, pessoas muito francas e personagens comuns, sem os esteriótipo que a mídia inventa a respeito dos gays e do que é ser gay. Todo mundo conhece alguém que seja gay, mesmo que não saiba.

Salada de Cinema – O que você e o André desejam que as pessoas aprendam ou saibam depois de ver o vídeo?

Gustavo Ferri – O filme foi pensado apenas para veiculação via internet. Após uma semana tivemos 150 mil visualizações. As pessoas aprendem aquilo que elas estão preparadas e dispostas a aprender, mas espero ter podido contribuir com uma mensagem de aceitação à diversidade, a quebra de clichês e preconceitos.

Veja o vídeo:

Por Fernando Império, editor chefe