Igor Lino | 20 de maio de 2011

Especial Piratas – Kiera X Peenélope

Quando Keira Knightley recusou o quarto papel de Elizabeth Swann, a maioria dos fãs da série “Piratas do Caribe” pensou que era o começo do fim. A atriz disse que passava por outro momento da carreira e não se via mais na pele da companheira de Will Turner (Orlando Bloom). Mais tarde se soube que […]

Quando Keira Knightley recusou o quarto papel de Elizabeth Swann, a maioria dos fãs da série “Piratas do Caribe” pensou que era o começo do fim. A atriz disse que passava por outro momento da carreira e não se via mais na pele da companheira de Will Turner (Orlando Bloom). Mais tarde se soube que o próprio Bloom também estaria fora da nova produção e, segundo rumores, pelo fato de personagens secundários encarecerem o filme e não serem comercialmente necessários.

Mas a persona Jack Sparrow (Johnny Depp), apesar de ser mais importante que o próprio roteiro, precisava de uma musa. Uma mulher forte, para complementar as aventuras do pirata mais conhecido – e caro – que a Walt Disney já teve. Claro que Penélope Cruz estaria à altura da proposta. A vencedora do Oscar de melhor atriz em 2009 por “Vicky Cristina Barcelona” é, assim como Depp, um camaleão, que pode incorporar uma direção de Pedro Almodóvar, Woody Allen ou Rob Marshall – com quem já havia atuado anteriormente em “Nine”. Assim nasceu Angélica: filha de Barba Negra, o pirata mais temido dos sete mares, e paixão antiga da vida de Jack. Uma mulher forte, mandona e extremamente sensual.

Em teoria, não se pode considerar uma substituição de Keira por Penélope, já que os personagens são muito diferentes. Por isto, qualquer comparação seria injusta, ainda que natural. É óbvio que o público deposita em Angélica toda sua expectativa por Elisabeth. Mesmo diferentes, são as musas do filme.

Provavelmente seduzida pelo cachê milionário, Cruz agora vai ao crivo do grande público. A atriz, acostumada a papeis mais viscerais, começa a se render aos encantos da indústria cinematográfica propriamente dita – primeiro em “Sex and the City 2” e agora em Piratas.

Muitas dúvidas serão respondidas nas próximas semanas sobre a saga: A persona de Jack Sparrow é capaz de segurar todo o elenco, independente de quem seja? O público vai aceitar a falta de Keira e Orlando? E, acima de tudo, Penélope vai convencer a todos de que fez Angélica com a mesma intensidade que Maria Elena, Hermana e Izabel?

Apesar da empolgação, Cannes não se convenceu.

Por Victor Gouvêa