Igor Lino | 8 de abril de 2011

Especial Rio – Crítica Rio

Imagine juntar a alegria do brasileiro com as nossas músicas, paisagens, cultura e mostrar isso pro mundo inteiro? Assim é “Rio”, a nova aposta da Fox Filmes que promete agradar um público enorme. Como? Não tem como errar. O Brasil sempre instigou muito a curiosidade do mundo inteiro. Taxado como “exótico”, parece sempre ser o […]

Imagine juntar a alegria do brasileiro com as nossas músicas, paisagens, cultura e mostrar isso pro mundo inteiro? Assim é “Rio”, a nova aposta da Fox Filmes que promete agradar um público enorme. Como? Não tem como errar. O Brasil sempre instigou muito a curiosidade do mundo inteiro. Taxado como “exótico”, parece sempre ser o reduto da alegria e da vida saborosa, uma celebração constante do bom viver.

Na história, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha – responsável pela saga “A Era do gelo” – a arara azul Blu (Jesse Eisenberg) descobre que é o último macho de sua espécie, e tem a difícil missão de voltar ao país para encontrar a última fêmea, Jade (Anne Hathaway), saindo do seu conforto e hábitos de animal domesticado. Contudo, por seu alto valor no mercado negro, acaba sendo perseguido por um grupo de traficantes de animais, se separa de sua dona e vive muitas confusões na cidade maravilhosa.

Apesar do roteiro ser um tanto previsível, o estúdio de animação está de parabéns. Algumas cenas em que a cidade do Rio é mostrada em panorâmica, fica até difícil dizer com segurança que se trata de um desenho. A primeira cena do filme, que mostra a cidade em meio a um balé de aves, é de muito bom gosto estético. Os personagens são extremamente carismáticos e memoráveis e o filme tem boas piadas do começo ao fim.

Claro, há que se dizer que o filme erra feio em três momentos. O primeiro deles é quando reforça velhos estereótipos brasileiros e bate na mesma tecla insistente do carnaval, futebol e bunda. O segundo é quando põe um grupo de sagüis roubando turistas no Pão de Açúcar, que mesmo sendo muito divertidos, deixa uma sensação muito negativa. O terceiro é quando, na última cena do filme, faz uma propaganda descarada da cidade, convidando todos a conhecerem as suas belezas. Não seria um grande erro se fosse um pouco mais discreto e contextualizado.

O filme tem tudo pra ser um sucesso. Vai na levada sustentável e chama atenção para o tráfico de animais, tema muito relevante para fixar na cabeça de crianças, mostrando a necessidade da consciência de quem compra também. Arrisco dizer: a animação do ano!

Título Original: “Rio”
Direção:
Carlos Saldanha
Roteiro: Don Rhymer
Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Will.I.Am, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro.
Duração: 96 minutos.

Por Victor Gouvea

Quer ganhar um super kit com par de ingressos, um relógio e um canudo lindo de Rio? Então dê RT na frase “Eu quero ganhar o super kit de Rio do @saladadecinema http://kingo.to/xFp”. São cinco kits que serão sorteados na sexta, dia 8. Participe!

O Salada de Cinema quer te conhecer!
Para pensarmos em um Salada de Cinema melhor para você, precisamos saber mais dos seus gostos, seus interesses. Fizemos uma pesquisa, coisa rápida, para isso. Ajuda a gente? Só clicar aqui!