Igor Lino | 18 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 – Javier Bardem, Melhor Ator

Javier Bardem recebe a indicação por “Biutiful”, seu trabalho com Alejandro González Iñárritu que rendeu uma Palma de Ouro em Cannes. E se rendeu tamanho reconhecimento, certamente rende um Oscar também, certo? Errado. Primeiro que Academia e Cannes analisam de forma diferente. O conceito de premiar filmes artísticos do festival francês não é o mesmo […]

Javier Bardem recebe a indicação por “Biutiful”, seu trabalho com Alejandro González Iñárritu que rendeu uma Palma de Ouro em Cannes. E se rendeu tamanho reconhecimento, certamente rende um Oscar também, certo? Errado. Primeiro que Academia e Cannes analisam de forma diferente. O conceito de premiar filmes artísticos do festival francês não é o mesmo dos Americanos. Além disso, Bardem já levou seu Oscar recentemente por “Onde os fracos não têm vez”, e dificilmente a Academia o reverenciará mais uma vez em ocasiões tão próximas, especialmente em uma temporada tão rica e diversa como a de 2011.

Temos que contar, também, com o fato de o marido de Penélope Cruz não ter recebido nenhuma outra estatueta importante depois de Cannes – como Globo de Ouro ou BAFTA – que – dizem as más línguas – ajudam a influenciar a opinião dos votantes do Oscar.

Isto não quer dizer, absolutamente, que ele não tenha chances de vencer ou que não mereça. Na opinião deste humilde repórter, entre todas as atuações candidatas, a de Javier Bardem é a mais sólida, construída e bem desenvolvida.É coerente, emotiva, cativante e intensa. É evidente que houve uma preparação muito grande do ator para viver o personagem Uxbal, e em muitos momentos é possível perceber a carga que ele traz de outros trabalhos passados, como “Segunda-feira ao sol” ou “Mar adentro”.

Mas falando na prática e conhecendo um pouco da tendência Oscarizável, este ano Bardem só deve curtir a festa, e a provável estatueta por Melhor Filme Estrangeiro que “Biutiful” deve levar. Uma pena.

Por Victor Gouvea

Apoio: Burger3