André Sobreiro | 17 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 – Natalie Portman, Melhor Atriz

Algumas pessoas podem até não ter gostado de “Cisne Negro”, o que já é bastante estranho, mas, se negar a dizer que a atuação de Natalie Portman no longa de Darren Aronofsky foi uma das mais fantásticas já vistas seria um crime. A atriz, que ganhou alguns prêmios por seu trabalho no longa (dentre os […]

Algumas pessoas podem até não ter gostado de “Cisne Negro”, o que já é bastante estranho, mas, se negar a dizer que a atuação de Natalie Portman no longa de Darren Aronofsky foi uma das mais fantásticas já vistas seria um crime. A atriz, que ganhou alguns prêmios por seu trabalho no longa (dentre os quais o Globo de Ouro), já deve estar com as mãos preparadas para agarrar de vez o homenzinho dourado. Natalie soube ser, se me permitem a metáfora, o céu e o inferno em um só filme. Souber se deixar envolver – e, o melhor, nos deixar envolver – pela loucura fictícia como se ela fosse a mais verdadeira insanidade.

Em “Cisne Negro”, a atriz interpreta Nina, uma bailarina que se vê na difícil missão de dançar duas personagens completamente distintas na peça “O Lago dos Cisnes”. Enquanto o Cisne Branco é a própria personificação de Nina, meiga e doce, com movimentos leves e olhares românticos, o Cisne Negro é a sensualidade e dissimulação, é a perfídia agindo em cada plié. Em meio à transformação artística que a bailarina precisa fazer para conseguir interpretar os dois personagens, Nina acaba transformando a si própria no mais genuíno Cisne Negro.

Apesar de ter feito desse o melhor papel de sua carreira, Natalie Portman já realizou trabalhos bastante significativos, que marcaram sua carreira. Dentre eles estão: “Guerra nas Estrelas”, “Closer – Perto demais”, “Paris, te amo”, “Um beijo roubado” e o inesquecível e profundo “V de Vingança”. Mas, vai ser a partir de agora, com o grande sucesso de “Cisne Negro”, que Natalie será ainda mais brindada com personagens exemplares. Esperem para ver!

Por Paula Lopes

Apoio: Burger3