Marcio Salles | 8 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 – Melhor Filme Estrangeiro

Para iniciar a lista dos indicados a melhor filme em língua estrangeira, falaremos do representante mexicano: Biutiful. O novo filme de Alejandro Iñarritú é o grande favorito, com Javier Bardem no papel principal, Uxbal, um homem que cuida sozinho dos dois filhos. Para isso, utiliza-se de empregos na base da exploração dos imigrantes na Espanha. […]

Para iniciar a lista dos indicados a melhor filme em língua estrangeira, falaremos do representante mexicano: Biutiful. O novo filme de Alejandro Iñarritú é o grande favorito, com Javier Bardem no papel principal, Uxbal, um homem que cuida sozinho dos dois filhos. Para isso, utiliza-se de empregos na base da exploração dos imigrantes na Espanha. Ao descobrir que está com câncer, muda sua vida e passa a mudar seus atos.

O próximo filme é o representante da França, Argélia e Bélgica. Fora da Lei conta a história de uma mãe seus três filhos separados durante o período de independência da Argélia – e seus destinos após a separação. Dente Canino é o próximo da lista. O filme grego  conta a história de um casal que decide criar seus filhos longe da civilização para preservá-los dos “males do mundo”. A trama apresenta críticas severas á criação severa e os regimes severos à educação.

A seguir, temos Incendies: produção franco-canadense de Denis Villeneuve, baseado na peça de mesmo nome. O filme conta a história de uma mãe que, em seu leito de morte, pede para que os filhos gêmeos viajem para o Oriente Médio em busca de seu pai, que eles imaginavam estar morto. O filme não tem previsão de estreia aqui no Brasil.

Para encerrar da lista, o não menos importante Em um Mundo Melhor. O dinamarquês ganhador d Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro deste ano é o retrato de duas famílias dinamarquesas, sua amizade e desafios – e briga diretamentecom a obra de Iñarritú pela estatueta.

Por Cássia Alves