André Sobreiro | 27 de dezembro de 2010

A vitória dos nerds

Houve um tempo que os nerds eram aqueles caras que eram alvo de bolinhas de papel – para pegar algo leve – nas salas de aula. Eram – e nos seriados e filmes ainda são – o nível mais baixo da escala social nos colégios. Mas o cinema permitiu a redenção e a vitória dessa […]

Houve um tempo que os nerds eram aqueles caras que eram alvo de bolinhas de papel – para pegar algo leve – nas salas de aula. Eram – e nos seriados e filmes ainda são – o nível mais baixo da escala social nos colégios. Mas o cinema permitiu a redenção e a vitória dessa classe.

E um dos maiores representantes dessa classe é George Lucas. Não só esse nerd conseguiu construir um império como ajudou a criar o conceito de blockbuster com um filme nerd: Star Wars.

Mas muitos anos depois é que podemos ver a presença deles com muita força nessa indústria. O primeiro sintoma são as adaptações das HQs. Kick-Ass e Scott Pilgrim são apenas dois exemplos de projetos bem acabados de 2010 para esse público.

A mesma felicidade não teve Zack Snyder que tinha em suas mãos o incrível Watchmen e fez um filme bem fraco. Mas ele ainda tem créditos de 300 que podem ser compensados em 2011 com a estreia de Sucker Punch.

Outro segmento que chegou com tudo novamente aos cinemas e que agrada aos nerds em cheios são os super heróis. Após uma maré baixíssima por alguns anos –e porcarias como Hulk, Superman e Batman & Robin – essas adaptações conseguiram o lugar máximo.

Christopher Nolan e seus Batmans conferiram um novo nível ao drama desses heróis. Tony Stark, o Homem de Ferro, devolveu Robert Downey Jr ao estrelato. E muito, mais muito mais está por vir nos próximos anos: Thor, Lanterna Verde, Capitão América, Os Vingadores e o reboot de Homem Aranha são apenas alguns dos exemplos. O #NerdPower está de volta!

Por André Sobreiro, editor-chefe