| 10 de dezembro de 2010

Machete

Exibido na 34ª Mostra SP de Cinema, “Machete“, estreia em rede nacional neste fim de semana. É o primeiro filme da dupla de cineastas Robert Rodriguez e Ethan Maniquis, este estreando na direção. O longa é repleto de ação com farta pitada de violência, mas com jeitão de filme B, dado os precários efeitos especiais. […]

Exibido na 34ª Mostra SP de Cinema, “Machete“, estreia em rede nacional neste fim de semana. É o primeiro filme da dupla de cineastas Robert Rodriguez e Ethan Maniquis, este estreando na direção. O longa é repleto de ação com farta pitada de violência, mas com jeitão de filme B, dado os precários efeitos especiais.

Não há como negar: Machete tem forte influência de filmes de Quentin Tarantino, principalmente “Kill Bill” e “À Prova de Morte”. Inspiração, cópia, whatever… Machete funciona do começo ao fim. Pode ser encarado como comédia, mas também pode ser classificado como gangster, com um delicioso sabor de vingança em relação ao tratamento que milhares de mexicanos ilegais recebem ao cruzar a fronteira dos Estados Unidos, de modo especial no Estado do Texas.

O filme começa com uma sequência eletrizante de tiros, facadas e esguichadas de sangue. Aliás, enfiar a faca no inimigo é especialidade de Machete. Ele é um ex-policial federal que tem um confronto com o narcotraficante mexicano Torrez. Após ver sua mulher e filha morta abrutamente pelo rival, Machete foge para o Texas a fim de recomeçar a vida. Encrenca atrai encrenca e logo, se vê envolvido em uma série de problemas e passa a ser um homem procurado.

Para limpar sua ficha, Machete precisa enfrentar Booth (Jeff Fahey), um homem de negócio com caráter duvidoso; Von Jackson (Don Johnson), um vigilante da fronteira que lidera um pequeno exército; e Sartana (Jessica Alba), uma oficial de imigração dividida entre cumprir a lei e fazer o que é certo.

Para resolver tantos problemas, Machete conta com a força de Luz (Michelle Rodriguez), uma mexicana ilegal que vende tacos próximo a uma região de concentração de trabalhadores mexicanos. Além disso, tem como aliado o padre Cortez (Cheech Marin), que na verdade, é seu irmão, disfarçado  de pároco  de uma capela e que também atua no submundo de Texas. Juntos com seus aliados, Machete parte numa busca que o leva de volta a Torrez para uma batalha final e sanguinolenta.

Vale elogiar a atuação do elenco que está ótimo, com destaque para o trio Danny Trejo, Michelle Rodriguez e Jessica Alba. Mas o filme conta ainda com o ótimo Robert De Niro, Steven Seagal e Lindsay Lohan, que apesar do papel pequeno, tem participação marcante.

Machete é recheado de clichês, com final previsível, mas é divertido e funciona.

Por Fernando Império, editor chefe