Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Filmes

O humor inglês nas telonas

por Maira Giosa comentários

Tudo começou na década de 60 (mais especificamente, em 1969), quando um grupo de amigos engraçadinhos montou um programa na rede de televisão britânica BBC. The Pythons, como eles próprios se chamavam, fundou a lendária série “Monty Python and the Flying Circus”, exibida entre 1969 e 1974, com 45 episódios – um mais absurdamente cômico do que o outro.

Com estrondoso sucesso, os Pythons fundaram a base do que conhecemos hoje por humor inglês. Foram eles: John Clesse, Eric Idle, Michael Palin, Terry Jones e Graham Chapman – que infelizmente faleceu no auge do grupo, em 1989. O grupo era regido por ninguém menos que o comediante, cartunista e diretor Terry Gilliam, responsável por grande parte dos roteiros da trupe.

No Brasil, uma galera se inspirou no humor pythoniano e fundou programas similares – se você nunca assistiu, busque pelos episódios do finado “TV Pirata” (que revelou Luis Fernando Guimarães, Pedro Cardoso e Regina Casé) e do antigo “Casseta & Planeta”. Assim, o humor britânico virou referência para qualquer comédia feita a partir desta época. O comediante Rowan Atkinson, que interpreta o hilário Mr. Bean, surgiu na mesma época

Cleese (um dos poucos atores ainda na ativa) e os Pythons atuaram nos longas “Em Busca do Cálice Sagrado” (1975), considerado um dos melhores filmes britânicos de todos os tempos, e “A Vida de Brian” (1979) – um clássico imperdível e uma paródia cruel sobre a vida de Jesus Cristo. Muitos outros vieram, mas estes dois fundaram a base para a comédia que hoje conhecemos – e que, infelizmente, sem a ajuda dos Pythons, parece estar envelhecendo.

Com o Monty Python, o humor britânico foi finalmente descoberto. Difícil hoje assistir a uma comédia inglesa que não leve às lágrimas. Já tive a agradável experiência de assistir filmes “b” do gênero que fossem brilhantes e completamente desconhecidos. É o caso de “Todo Mundo Quase Morto” (2004), uma paródia com base inconfundível nos Pythons sobre zumbis.

Posso afirmar disso de todos os filmes da Inglaterra que vi nos últimos tempos – isso inclui desde o nosso comentado “Harry Potter” até alguns de comédia romântica, como “Wimbledon”. O humor britânico sobrevive hoje até mesmo nas produções mais dramáticas.

Os próprios atores ingleses atuam com de maneira a terem sempre uma gag ou outra embaixo da manga, prontos para soltá-la sempre que possível. Não é a toa que eles são considerados os patronos das comédias (de boa qualidade, vale dizer), sendo eles próprios comediantes natos.

Um viva aos Python!

Por Maira Giosa, do Projetor

Studio na Colab55
Maira Giosa
Maira Giosa

A paixão pelo Cinema começou (e continua até hoje) com a Disney. Amor eterno por Emma Watson e James McAvoy. Fez curso de crítica cinematográfica e acha que isso dá moral para falar bem ou mal de qualquer filme.

Veja todos os posts de Maira Giosa
Comentários
  • http://twitter.com/sociedadebbc/status/3876271528349696 Blogueiros Cinéfilos

    Salada de Cinema: O humor inglês nas telonas http://bit.ly/axcoFt

  • http://twitter.com/cassita/status/3900612211113984 Cássia Alves

    RT @saladadecinema: O humor inglês nas telonas http://bit.ly/aTckm5

  • http://www.cinepipocacult.com.br Amanda Aouad

    Adoro “A Vida de Brian” e gosto bastante do humor do Monty Python, prefiro ao humor besteirol americano.

  • http://twitter.com/mamadoritos/status/4512373549309952 maira giosa

    Outro texto meu: O humor inglês no cinema http://bit.ly/aWDnrh. Um viva aos Pythons!

  • http://rsfiles.servemp3.com/ Dougles

    ЎHola!
    ЎGracias! Ahora me irй en este blog cada dнa!

    Dougles

  • http://www.polinios.com See Goeser

    Hey, i think you visited my website so here i am!.I am looking for ways to add things to my blog!Is it ok if i use some of the things i saw here?!

  • http://elcorucom.servecounterstrike.com/ Socco

    Hola,
    saladadecinema.virgula.uol.com.br – da mejor. Guardar va!

    Socco

  • http://www.onlinemedsreview.com/ViewMedInfo_8039.html Cialis

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …

Follow my blog with Bloglovin