| 4 de novembro de 2010

Cineclube Cine Belas Artes homenageia Juliette Binoche

De 05 de novembro a 02 de dezembro, a programação do Cineclube apresentará um ciclo em homenagem a uma das mais queridas estrelas do cinema atual, a encantadora Juliette Binoche. Os filmes escolhidos foram “Alice e Martin” (1998), de André Téchiné; “Caché” (2005), de Michael Haneke; “Os Amantes de Pont Neuf” (1991), de Leos Carax; […]

De 05 de novembro a 02 de dezembro, a programação do Cineclube apresentará um ciclo em homenagem a uma das mais queridas estrelas do cinema atual, a encantadora Juliette Binoche. Os filmes escolhidos foram “Alice e Martin” (1998), de André Téchiné; “Caché” (2005), de Michael Haneke; “Os Amantes de Pont Neuf” (1991), de Leos Carax; e “Paris” (2008), de Cédric Klapisch.

O brilho que faz de Juliette uma presença tão requisitada pelos mais renomados diretores internacionais, é algo que ela traz consigo desde o início de sua carreira. Podemos até não lembrar muito bem das histórias de alguns filmes em que ela atuou, mas a sua imagem sempre permanece. O que explica isso é a sua incrível fotogenia associada a um carisma que só ela tem. O talento, já tão reconhecido, dispensa comentários. Juliette, com toda a sua sutileza, gestos suaves e um olhar ao mesmo tempo vago e penetrante, já imortalizou um bom número de personagens, sendo que alguns deles lhe deram diversos prêmios em importantes festivais e ainda um Oscar de atriz coadjuvante, nesse caso pela sua participação em O Paciente Inglês.

E esse ano só deu ela no Festival de Cannes. Desde o cartaz oficial, que trazia a sua bela imagem, até o momento da premiação, na noite de encerramento, quando foi anunciado o nome daquela que levaria o prêmio de melhor atriz protagonista: Juliette Binoche, claro. O filme que a fez merecer mais essa honra foi Copia Fiel, do diretor iraniano Abbas Kiarostami.

O que poderemos constatar na seleção de filmes anunciada no início desse texto é que ela amadurece cada vez mais como atriz, porém sua beleza, aos 46 anos, continua intacta.

Alice e Martin é um drama romântico bastante denso, cujos personagens centrais, os que dão nome ao filme, ela uma violinista e ele um jovem modelo, vivem um relacionamento conturbado devido a um segredo que atormenta a vida do rapaz. O elenco traz um conjunto de ótimos atores, entre eles o então estreante Alexis Loret (Martin), mais os veteranos Mathieu Amalric e Carmen Maura.

A trama de Caché apresenta elementos típicos do suspense, mas não fica só nisso. O filme fala acima de tudo do poder e da banalização da imagem nos tempos atuais. Isso é colocado em cena quando um casal bem estabilizado passa a receber em casa envelopes anônimos contendo fitas de video nas quais estão gravadas imagens com referências que só alguém muito íntimo poderia saber. Assustados, marido e mulher partem para uma investigação com desfecho perturbador.

Os Amantes du Pont Neuf poderia ser descrito apenas como uma história de amor entre um vagabundo que dorme à noite sob a famosa Pont Neuf, em Paris, e uma jovem artista prestes a perder de vez a visão. Mas, como estamos falando de um filme de Leos Carax, a linguagem visual e a riqueza de referências farão toda a diferença. Carax já havia dirigido a mesma dupla de atores principais, Juliette e Denis Lavant, em Sangue Ruim, cult dos anos 80.

Paris é um filme de elenco grandioso, mas que oferece momentos especiais a todos os seus atores. Juliette faz o papel de irmã de um rapaz que se descobre doente e acredita ter pouco tempo pela frente. Esse estado de espírito, porém, fará com que ela se dê a chance de viver um novo amor, algo que há um bom tempo não acontecia. Em parte porque passava os dias apenas trabalhando e criando sozinha os filhos pequenos.

Nessas quatro semanas o Cineclube reverencia a importância da musa francesa para o cinema contemporâneo, lembrando que ela pode ser vista também no filme Aproximação, de Amos Gitai, que há meses permanece em cartaz no Belas Artes.

Programação:
-Alice e Martin: de 05 a 11 de novembro;
-Caché: de 12 a 18 de novembro;
-Os Amantes de Pont Neuf: de 19 a 25 de novembro;
-Paris: de 26 de novembro a 02 de dezembro.
 
Sinopses:
ALICE E MARTIN (Alice et Martin)
França, 1998, cor, 124 min., 14 anos.
Direção:André Techiné
Elenco:Juliette Binoche, Alexis Loret e Mathieu Amalric.
 
Martin se muda para Paris, onde conhece Alice, uma violinista. Os dois se apaixonam, apesar dos desequilíbrios emocionais que ambos trazem – ele está deprimido e esconde algum segredo, ela tem dificuldade em lidar com suas frustrações e carências. É o início de um relacionamento intenso e complexo. Quando Alice engravida, Martin entra em crise e revela a verdade que o atormente. Mas ela não quer perdê-lo e fará de tudo para evitar isso.

CACHÉ (Caché)
França, 2005, cor 117 min., 14 anos.
Direção:Michael Haneke
Elenco:Juliette Binoche, Daniel Auteuil e Annie Girardot.
 
Um dia um casal recebe uma fita de vídeo com imagens de sua casa, que fora filmada por uma câmara instalada na rua. Depois disso começam a chegar desenhos sinistros. Assustados, marido e mulher tentam descobrir o autor daquelas misteriosas ameaças que perturbam a paz familiar. Logo percebem que quem os persegue conhece mais sobre o seu passado do que eles poderiam esperar.

OS AMANTES DE PONT NEUF (Les Amants du Pont-Neuf)
França, 1991, cor, 120 min., 14 anos.
Direção:Leos Carax
Elenco:Juliette Binoche, Denis Lavant e Marie Trintgnant.

Pont-Neuf, a ponte mais antiga de Paris, serve de abrigo para muitos sem-teto. Uma jovem pintora de classe média, fugindo de um relacionamento que não deu certo, decidiu viver nas ruas para pintar o máximo possível antes que fique cega em função de uma doença. Alex ganha alguns trocados fazendo performances circenses, mas é viciado em álcool e sedativos. Eles se tornam amigos e amantes e dividem as duras experiências cotidianas das ruas. O relacionamento entre os dois acaba se tornando uma dependência, e o medo de um perder o outro começa a se tornar massacrante.

PARIS (Paris)
França, 2008, cor, 129 min., 14 anos.
Direção:Cédric Klapisch
Elenco:Juliette Binoche, Romain Duris e Melanie Laurent.

A história de um rapaz parisiense que está doente e pensa que vai morrer. Sua condição faz com que ele olhe para todos à sua volta de uma maneira nova e diferente, imaginando que sua morte repentina daria um novo significado à existência das outras pessoas e à vida de toda a cidade. Vendedores de frutas e verduras, uma funcionária de uma padaria, um arquiteto, um professor, uma universitária e um imigrante ilegal de Camarões são alguns dos personagens observados por ele.

Informações de Assessoria de Imprensa