André Sobreiro | 19 de setembro de 2010

Nanny McPhee e as lições mágicas

Em quase toda a safra recente de filmes infantis – especialmente os da Pixar – é comum você sair da sessão dizendo que o filme é ótimo não apenas para as crianças, mas para os adultos. Mas e os filmes exclusivamente para os pequenos estão abandonados? Não para Susanna White, diretora responsável por Nanny McPhee […]

Em quase toda a safra recente de filmes infantis – especialmente os da Pixar – é comum você sair da sessão dizendo que o filme é ótimo não apenas para as crianças, mas para os adultos. Mas e os filmes exclusivamente para os pequenos estão abandonados? Não para Susanna White, diretora responsável por Nanny McPhee e as lições mágicas, continuação do filme de 2005.

A história da babá mágica que encara a educação de um grupo de crianças ganhou uma continuação em grande estilo. McPhee encara agora uma família na zona rural inglesa em plena guerra. A mãe, Isabel, vive atolada com as dívidas da fazenda e a educação dos três filhos: Vincent, Norman, Megsie. Para piorar a situação, chegam ainda os sobrinhos da cidade Cyril e Celia.

E é novamente em torno dos cinco passos do aprendizado e as mudanças físicas que a babá passa que a trama se desenrola. E para dar certo isso, o filme apostou em algumas características que podem ser vistos em um dos maiores sucessos para crianças: a franquia Harry Potter.

O primeiro grande acerto é a combinação dos estímulos visuais das cores e dos efeitos especiais. Juntos eles criam cenas de uma beleza enorme e que causa risadas o tempo todo nas crianças. Além disso, um elenco infantil que, apesar de não ser espetacular, consegue segurar as suas cenas com tranqüilidade e carisma.

Por fim, o elenco adulto é a grande estrela. Para contar essa fábula, além da grande Emma Thompson como protagonista está Maggie Gyllenahaal, a incrível participação de Maggie Smith e ainda a presença especial de Ewan McGregor. São essas presenças especiais que asseguram densidade nas cenas e do filme como um todo.

Para quem tem crianças e quer vê-las feliz, leve para assistir Nanny McPhee. Um filme leve, divertido, com uma lição nobre e que consegue deixar as crianças presas na cadeira e realmente assistindo o filme. Um filme para crianças MESMO.

Por André Sobreiro, editor-chefe