| 9 de setembro de 2010

Ah! se meu liquidificador falasse…

Há cerca de um mês, estreou o filme nacional Reflexões De Um Liquidificador, dirigido e produzido pelo cineasta André Klotzel. Com exibição em poucos cinemas, o filme vem utilizando o mais eficiente método de marketing para conseguir público: o boca-a-boca. Quem assistiu indica para outros e assim Reflexões de Um Liquidificador vai se destacando entre […]

Há cerca de um mês, estreou o filme nacional Reflexões De Um Liquidificador, dirigido e produzido pelo cineasta André Klotzel. Com exibição em poucos cinemas, o filme vem utilizando o mais eficiente método de marketing para conseguir público: o boca-a-boca. Quem assistiu indica para outros e assim Reflexões de Um Liquidificador vai se destacando entre os filmes brasileiros da temporada 2010. É um dos fortes concorrentes a representar o Brasil na categoria Filme de Língua Estrangeira, no Oscar 2011. A indicação sai no dia 23 de outubro.

O Salada de Cinema conversou com André Klotzel para saber mais detalhes do projeto. Reflexões De Um Liquidificador foi escrito por José Antônio de Souza, experiente dramaturgo do teatro que se aventurou no cinema pela primeira vez. “Ele me apresentou o roteiro e achei que daria um bom filme. Desta conversa até a estreia no cinema foram 5 anos de trabalho”, revela Klotzel. As filmagens aconteceram em 2008, no bairro da Pompeia, zona oeste de São Paulo. “De lá até aqui, foi realizado o trabalho de pós-produção que foi de colocar voz no liquidificador, além da montagem e edição”, complementa.

André conta que a atriz Ana Lucia Torre foi a primeira sugestão para a personagem principal porque sempre ouvia dizer muito bem dela no teatro. “Depois da primeira conversa, senti que a Ana Lucia era mesmo a pessoa ideal para viver Elvira”, conta. “Apesar de poucas experiências anteriores no cinema e em nenhuma delas ter o papel principal, Ana Lucia foi brilhante em seu desempenho em Reflexões De Um Liquidificador”, opina. Selton Mello que empresta a voz para o microfone participou mais da parte final do projeto, mas foi fundamental para dar maior visibilidade ao filme.

Reflexões De Um Liquidificador é mais uma prova da evolução do cinema brasileiro, ao abordar uma temática diferenciada e proporcionar uma experiência interessante para o telespectador que sai da poltrona da sala com mais reflexões do que o próprio aparelho doméstico falante. “Foi um grande desafio ter um liquidificador como protagonista porque exigiu uma postura diferente em relação a outros trabalhos anteriores, além do que o filme possui uma proposta de humor diferenciado que vai agradar principalmente um público que busca títulos menos convencionais”, explica André.

Reflexões De Um Liquidificador está em cartaz em apenas cinco salas, confira aqui. Quem ficou interessado em assistir, o Salada de Cinema já resenhou o filme e indica com força.

Por Fernando Império, editor-chefe