| 4 de setembro de 2010

Oscar à vista?

Esta semana, um dos fortes candidatos ao Oscar teve exibição no Festival de Veneza, evento dos mais importantes do mundo, que começou no dia 1º de setembro e vai até o dia 11. Black Swan, estrelado por Natalie Portman chamou a atenção dos críticos e do público na sessão de estreia. A história centra-se sobre […]

Esta semana, um dos fortes candidatos ao Oscar teve exibição no Festival de Veneza, evento dos mais importantes do mundo, que começou no dia 1º de setembro e vai até o dia 11. Black Swan, estrelado por Natalie Portman chamou a atenção dos críticos e do público na sessão de estreia.

A história centra-se sobre a relação entre uma jovem bailarina (Natalie Portman) e uma rival, interpretada por Mila Kunis. O filme abriu o festival e contou com elogios que vão de entusiasmados a comedidos, contudo nenhum negativo.

Peter Debruge, da Variety faz ligação clara entre Black Swan e The Wrestler (que Aronofsky [o diretor] chamou de filmes complementares). Peter aproxima Aronofsky de Roman Polanski. “O último terço de Black Swan mostra uma visão altamente subjetiva dos eventos  causando a desintegração psicológica, lembrando Repulsa ao Sexo e o Bebê de Rosemary”.

Mike Goodridge da Screen International diz que Natalie Portman está em alta ganhando elogio particular. “Se o filme é basicamente muito perturbador para vencer os prêmios principais, tem pelo menos certo uma nomeação de melhor atriz para Natalie Portman, transformando-se depois de dez meses de treinamento em uma bailarina que quase incomoda ao ver como ela consome seu papel difícil, como Catherine Deneuve em Repulsa ao Sexo ou Mia Farrow em O Bebê de Rosemary. Ela capta o espírito de uma jovem mulher reprimida, jogando em um mundo de perigo e tentação com veracidade assustadora.

Kirk Honeycutt, do Hollywood Reporter, é talvez o mais descontente com o filme, admirando Black Swan por  suas conquistas técnicas, mas não compra a sua narrativa. “Swan é um prazer imediato de culpa, visualmente complexo, cuja maldade é que parece exaltar-se. Você pode vibrar com a audácia do filme em misturar doença mental com o corpo fatigante, de entorpecimento causados pelos rigores do ballet, mas suas imagens chocantes e a competição entre duas bailarinas rivais revelam um filme de horror-absurdo”.

Por outro lado, Robert Beames do Obsessed With Film faz elogio descarado a Black Swan. “Um filme perfeito que combina com The Red Shoes e Anticristo” e diz que é o “melhor filme que eu vi durante todo o ano. Fiquei devastado, animado, tenso e emocionalmente esgotado. Tarantino será um tolo se não der a este filme o Leão de Ouro (a menos que apareça algo ainda melhor!). Aronofsky fez sua primeira obra-prima e Portman deve ser favorita ao Oscar.

Ansiosos para ver? Infelizmente não tem previsão de data para estrear no Brasil. Fiquemos, por enquanto, com o trailer:

Por Fernando Império, editor-chefe