| 15 de julho de 2010

Animação para gente grande

Muitos adultos acreditam que as animações são feitas exclusivamente para crianças, não dando muito valor para o gênero. A própria Academia de Cinema só criou a categoria em 2002, sendo Shrek o primeiro vencedor. Antes disso, porém, A Bela e a Fera, dos Estúdios Disney tinha encantado a crítica e acabou levando uma indicação de […]

Muitos adultos acreditam que as animações são feitas exclusivamente para crianças, não dando muito valor para o gênero. A própria Academia de Cinema só criou a categoria em 2002, sendo Shrek o primeiro vencedor. Antes disso, porém, A Bela e a Fera, dos Estúdios Disney tinha encantado a crítica e acabou levando uma indicação de Melhor Filme de 1992, fato inédito.

A animação nada mais é do que um outro modo de contar a história. A grande maioria é sim direcionada para as crianças, mas temos dezenas de títulos que comprovam que animação também é coisa de gente grande. E o último grande exemplo que temos é Valsa Com Bashir, do diretor judeu Ari Folman. O vídeo conta o massacre do povo libanês na década de 1980 feito pelas tropas israelenses. A meu ver, a escolha por animação foi a mais acertada. Por trás da arte de uma animação, ficamos aterrorizados com as atrocidades cometidas contra milhares de civis inocentes. Imagina se fosse feita uma montagem real? Seria forte demais. A animação neste caso acabou amenizando a mensagem, sem deixar de passá-la integralmente.

Outro exemplo muito bom de animação para adultos é Persepolis. Os diretores Vicent Parannaud e Marjane Satrapi quiseram fazer um filme autobiográfico e político, mesclando aspectos importantes da história recente do Irã, sem cair no documentário frio e objetivo, mas numa visão diferenciada de uma menina, que se desenvolve acompanhando a revolução iraniana e suas implicações que até hoje são vistas nos notíciários. Persepolis ficou consagrado como um filme cult e super referência para quem quer falar de política sem ser chato.

Outros mais leves e com temática universal também podem ser aplicados para adultos. É o caso de Coraline. Nesta história, menina se muda com os pais para uma casa enorme e na descoberta das inúmeras portas do casarão, encontra uma passagem que vai lhe abrir para um mundo paralelo, onde querem mantê-la presa, como sua filha. A arte escolhida para a animação e a direção de Henry Selick foram uma das mais elogiadas na temporada de 2009. Outro vídeo de sucesso foi Up-Altas Aventuras. O filme é perfeito para aqueles que se encaixam entre 8 e 80 anos de idade. Sensível, tocante, o filme dos estúdios Disney-Pixar acabou sendo o segundo a ser  indicado como melhor filme e foi na edição do Oscar deste ano.

Quer mais exemplos? Alice No País das Maravilhas (o antigo), A Fuga das Galinhas, Wall-E, South Park, Beavis and Butt-Head e por aí vai. E sabiam que existe o FIAE – Festival Internacional de Animação Erótica, mas cuidado! Estas animações é somente para adultos.

Por Fernando Império, editor-chefe