| 12 de julho de 2010

Padrão Disney Pixar de qualidade

Em janeiro de 2006 foi anunciada uma das aquisições mais bombásticas da indústria cinematográfica. A Walt Disney Company comprou por US$ 7,4bilhões a produtora de animações Pixar, com a qual já havia feito parceria anteriormente.  Que a fusão foi um belo negócio para ambas companhias, não há dúvidas. Enquanto a Disney, que já não produzia […]

Em janeiro de 2006 foi anunciada uma das aquisições mais bombásticas da indústria cinematográfica. A Walt Disney Company comprou por US$ 7,4bilhões a produtora de animações Pixar, com a qual já havia feito parceria anteriormente.  Que a fusão foi um belo negócio para ambas companhias, não há dúvidas. Enquanto a Disney, que já não produzia mais filmes de tanto sucesso, passava a ser dona de longas inovadores e repletos de recursos inovadores, a Pixar ganhava estabilidade para continuar as suas produções com a certeza de que seriam bem distribuídos e gerariam ainda mais lucros. Mas qual é a verdadeira mudança que sentimos nós, os cinéfilos de plantão?

A empresa criada por Walt Disney possui, sem dúvida alguma, enorme potencial para investimento em produções cinematográficas. Além disso, por ser um dos estúdios mais renomados e consolidados do mundo, tem ampla facilidade para distribuição e divulgação de seus filmes. Já a Pixar, carente de condições tão favoráveis para a continuidade de seus trabalhos, possui o diferencial da produção de animações em 3D, principalmente a partir do uso do RenderMan, API (Interface de Programação de Aplicativos) criada pela própria produtora para melhorar o padrão de qualidade de suas películas. A renderização permite a obtenção de imagens “foto-realísticas” em vídeo, ou seja, permite a criação das animações em 3D. Isso tudo, pois ao fazer a renderização, é calculada a perspectiva para todos os planos do longa e também para a luz e sombra que incidirão nas cenas e nos personagens e objetos.

A Pixar possui todo um processo de produção, que vai desde a idéia para a criação de um filme que agradará ao público, até o uso do RenderMan. A concepção da animação é completa. A Disney, desde a primeira parceria com a Pixar até a aquisição total da produtora, faz com que os filmes tenham ainda mais potencial de sucesso. Além disso, encantamento é o que não falta. Com produções tão perfeitas, fica impossível não gostar da grandiosa Disney Pixar!

Por Paula Lopes, do Língua do P.